Equipe de Robótica de Caxias do Sul cria colete que potencializa atividade física

Os integrantes da equipe de robótica Tecnoway vêm desenvolvendo ao longo dos últimos meses um colete que promete potencializar a prática de exercícios físicos. O colete utiliza uma técnica de eletroestimulação, a partir de um procedimento chamado “Corrente Russa”, que provoca estímulos elétricos que contraem a musculatura. Essa prática estimula a circulação sanguínea, o que diminui a flacidez e melhora o tônus muscular, além de colaborar com a perda de calorias em pouco tempo de atividade física.
O resultado é obtido por meio de uma combinação com outro aparelho, que se conecta ao eletrodos do colete e, assim, desperta a ação. O que existe hoje são aparelhos em centros de treinamento ou academias que realizam esse trabalho usando uma técnica parecida. A ideia da Tecnoway, no entanto, é estimular a autonomia, criando um colete e um aparelho que podem ser usados em casa ou em parques, por exemplo. “Acho a proposta super válida e inovadora. Além disso, é importante porque propõe exercícios de forma orientada e segura pra realizar em casa”, analisa a fisioterapeuta Verônica Filter.
O grupo responsável pela criação do projeto é formado por alunos do Ensino Fundamental e Médio da Caminho do Saber, que participa agora da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica. Devido a pandemia, nesse ano, a competição ocorre nos dias 07 e 08 de maio no modo online e conta com a participação de 21 equipes do Rio Grande do Sul; a Tecnoway é a única de Caxias do Sul.
O colete é uma proposta para a categoria projeto de inovação, que visa apresentar ideias para solucionar um problema da comunidade. Neste ano, o tema é discutir maneiras de solucionar o sedentarismo; Além dessa, outras categorias como design de robô, core values e desafio do robô fazem parte da competição. O objetivo principal de Tecnoway é tornar acessível o uso do colete e do aparelho que liga os eletrodos, já que o que existe hoje são muito grandes e tornam impossível a mobilidade. “Estamos com grande expectativa com esse projeto e com o torneio como um todo. A Tecnoway é uma equipe que já tem tradição de 11 anos em criar soluções inteligentes para problemáticas da comunidade”, relata a técnica da equipe Alexandra Colvara.

(Fotos: Leonardo Amaral/Divulgação)
Isa Severo

Recent Posts

Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul terá troféu dos 150 anos da imigração italiana

Ele vai premiar a amostra de maior pontuação nas categorias de produtos engarrafados; data relembra…

6 minutos ago

Farroupilha recebe prova inédita de kart com 4 horas de duração neste sábado (3)

Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…

1 hora ago

Profissionais da Educação Infantil farão paralisação em Caxias do Sul na segunda-feira (5)

Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…

2 horas ago

Vazamento de água há mais de 15 dias revolta moradores em Bento Gonçalves

População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi

2 horas ago

Horóscopo para sábado, 3 de maio: Lua em Câncer vem com avanços emocionais e reencontros inesperados

Horóscopo para sábado: veja o que o dia 3 de maio reserva para o amor,…

3 horas ago

Festa das Capelinhas celebra fé e tradição italiana em Pinto Bandeira neste domingo (4)

Evento terá missa, encontro de catequese e almoço festivo, além de marcar a última edição…

3 horas ago

This website uses cookies.