Negócios e Mercado

STR de Bento Gonçalves solicita simplificação de processos para contratação de safristas


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STR) lançou um apelo ao deputado federal Bohn Gass (PT) visando a simplificação dos procedimentos de contratação de safristas, trabalhadores temporários contratados para a colheita da uva na Serra Gaúcha. A legislação trabalhista atual, que se tornou mais rígida em 2023, tem criado, segundo o sindicato, obstáculos significativos que afetam os agricultores familiares.

A pauta foi apresentada pelo presidente do STR, Cedenir Postal, em encontro com o deputado na última semana. O sindicalista destacou que o endurecimento das normas, embora essencial para proteger os direitos dos trabalhadores, está se tornando um entrave para os que dependem da mão de obra temporária.

A situação, conforme Postal, é particularmente crítica para os pequenos produtores, que já enfrentam margens de lucro reduzidas. “A necessidade de equilíbrio entre a proteção dos trabalhadores e a viabilidade econômica dos pequenos agricultores se torna evidente”, defende. Bohn Gass deverá levar a questão à Comissão de Trabalho da Câmara Federal, da qual é membro titular, e ao Ministério do Trabalho.

“As questões trabalhistas na agricultura familiar devem ser pensadas de forma específica, de acordo com a realidade desta atividade. O fundamental é que a legislação e o Ministério do Trabalho tenham olhares atentos, permitindo que o agricultor supra sua demanda e, ao mesmo tempo, garanta dignidade aos trabalhadores rurais assalariados”, destacou o deputado.

Burocracia dificulta

Conforme Postal, um dos principais obstáculos que os agricultores enfrentam na contratação de mão de obra, principalmente para a colheita da uva, é a burocracia.

“Onde os pequenos agricultores são tratados da mesma forma que as grandes empresas, as exigências são as mesmas. As dificuldades são muito grandes por um período tão curto que é de 10, 15 dias no máximo. Tem que fazer todos os laudos, exames médicos, colocar no sistema do e-social, e isso dificulta muito a contratação. Essa burocracia é o que dificulta”, ressalta. “Temos também a medicina do trabalho, os exames médicos, os laudos das propriedades, isso são custos que o agricultor acaba absorvendo e aumentando no final do seu ciclo de produção”, complementa.

Em busca da solução

O STR solicita a flexibilização da legislação, de modo a viabilizar as contratações de safristas pelos pequenos produtores.

“Nós estamos propondo que as regras sejam flexibilizadas, principalmente na questão dos laudos, de modo que sejam genéricos para todas as culturas. Essa é uma das propostas, respeitando os trabalhadores e as necessidades dos pequenos agricultores”, pontua Postal.

Cláudia Debona

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, possui mais de sete anos de experiência na área, atuando em redação impressa e digital, rádio, social media e comunicação empresarial. Além disso, já esteve presente na área cultural, como assessora de bandas e artistas.

Recent Posts

Alecrim no parapeito da janela: o repelente natural que funciona de verdade

Alecrim no parapeito da janela funciona como repelente natural e purificador energético. Saiba como cultivar…

4 horas ago

Semana de viradas e revelações: veja o que o horóscopo da semana de 5 a 11 de maio reserva para o seu signo

Horóscopo da semana: veja as previsões de 5 a 11 de maio com tendências para…

4 horas ago

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Conceição, em Bento Gonçalves

Com o suspeito, os policiais encontraram 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois…

5 horas ago

Metsul alerta para risco de semana com chuva excessiva e temporais no RS

Quarta, quinta e sexta são os dias em que o tempo pode ficar mais severo

6 horas ago

GM prende 44º foragido este ano em Caxias do Sul

Em outra ação, também no sábado, a GM prendeu uma mulher por tráfico de drogas…

7 horas ago

Na Arena, Grêmio vence Santos por 1×0 e sai do Z-4

Na estreia de Mano Menezes na Arena, Christian Oliveira fez o gol da vitória do…

7 horas ago

This website uses cookies.