Negócios e Mercado

Safra de uva 2024/2025 surpreende na Serra Gaúcha com aumento de 55% na produção

A safra de uva 2024/2025 na Serra Gaúcha já é considerada surpreendente, com uma estimativa de 860 mil toneladas, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar em 55 municípios da região. Esse volume representa um aumento de 55% em relação à safra anterior e 5% acima de uma safra considerada “normal”. O cálculo inclui a produção destinada à transformação industrial (745 mil toneladas), ao consumo in natura (100 mil toneladas) e ao uso doméstico (15 mil toneladas).

Leia também: Bento Gonçalves prevê 92 milhões de quilos de uva e safra promissora em 2025

A colheita da variedade Bordô, a mais cultivada na região, foi antecipada em 20 dias e deve encerrar no final de fevereiro. As cultivares superprecoces e precoces apresentaram excelente sanidade, coloração e teor de açúcar. Caso as condições climáticas atuais se mantenham, as variedades de ciclo médio e tardias, como Cabernet Sauvignon, Moscatos e Isabella, deverão apresentar a mesma qualidade.

Apesar dos desastres naturais de 2024, que incluíram chuvas excessivas no outono e inverno e deixaram o solo saturado por quatro meses, o desempenho surpreendeu.

“Houve ótima brotação, com número e vigor das gemas, fertilidade dentro da média e cachos maiores e mais pesados”, explica Enio Ângelo Todeschini, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul.

O resultado positivo foi favorecido por fatores como o acúmulo de horas de frio acima da média, a ausência de geadas tardias e as condições climáticas de setembro a dezembro, com noites frias e dias com temperaturas máximas mais amenas. Essas condições contribuíram para o florescimento, desenvolvimento e maturação das bagas, além de reduzirem a necessidade de intervenções fitossanitárias.

Todeschini destacou também o impacto do uso de plantas de cobertura do solo, prática incentivada pela Emater/RS-Ascar.

“Essa técnica reduz o uso de herbicidas e fertilizantes, além de prevenir perdas de solo, nutrientes e água, refletindo em maior produtividade e menor prejuízo em safras desafiadoras”, afirma.

Em relação à remuneração dos produtores, Todeschini explicou que, inicialmente, esperava-se uma valorização devido aos baixos estoques, mas o aumento da oferta acabou reduzindo os preços, em conformidade com a lei da oferta e da procura.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Terça-feira terá predomínio do sol no RS

Manhã terá nevoeiro e tarde será agradável

48 minutos ago

Sepultamentos da segunda (21) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

1 hora ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

1 hora ago

Cozinha Viva: Mini Pizzas

Mini pizzas fáceis e deliciosas com molho, muçarela, tomate cereja, calabresa e orégano. Receita rápida…

1 hora ago

Mensagem do dia: Poder

O poder da gratidão reside na capacidade de este sentimento nos tornar mais felizes...

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

2 horas ago

This website uses cookies.