Fotos: Juliane Tonin, Divulgação
Um dos pontos altos da programação da La Prima Vendemmia, principal festa de Nova Roma do Sul, é o filó encenado. No último sábado (25), o evento reuniu aproximadamente duas mil pessoas no Complexo Municipal de Esporte e Lazer do município, onde a festa ocorre. O encontro é considerado o maior filó da Serra Gaúcha, tendo em vista a quantidade de espectadores e de pessoas envolvidas na organização.
Ao todo, a encenação contou com a participação de mais de 80 moradores de Nova Roma do Sul. O tema da La Prima Vendemmia deste ano – “À Luz de Lampiões” – rememora essa tradição: antigamente, os moradores do interior usavam o objeto para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós.
Embalada pelas luzes dos lampiões, a comunidade de Nova Roma do Sul encena no filó a jornada dos seus antepassados desde o momento em que saíram da Itália em busca do sonho de uma vida digna, sem fome, até passar pela frustração de encontrar apenas montes e vegetação densa na Serra Gaúcha. O espetáculo também mostra o desfecho dessa história, com a construção das primeiras casas e a chegada do desenvolvimento urbano. “O filó relembra todo o trabalho e a fé do nosso povo. É uma homenagem à história e à cultura de Nova Roma do Sul”, destaca Tiago Pasa, secretário de Turismo do município, que também é um dos artistas do filó.
O trabalho de pesquisa para a realização do espetáculo teve início em 2017, quando a diretora cênica Julinéia Fochesatto se reuniu com João Panozzo, historiador de Nova Roma do Sul. Juntos, eles imaginaram como a história do município poderia ser contada em um palco. Em novembro de 2019, o roteiro foi escolhido para ser encenado na 14ª edição da La Prima Vendemmia. Poucos dias antes da decisão, porém, Panozzo teve um aneurisma e acabou falecendo. “Esse filó é uma grande homenagem ao Panozzo. Os atores entraram em cena conscientes disso. Graças ao trabalho dele, tivemos todo o embasamento histórico para fazermos um espetáculo sobre algo que realmente aconteceu”, relata Julinéia.
O engajamento da comunidade de Nova Roma do Sul com o filó é intenso. Elenco, figurino, cenário, organização: todas as etapas do espetáculo contam com a participação da comunidade. “Isso é uma das coisas mais legais de Nova Roma: a comunidade entende que a festa é dela”, resume Julinéia. O filó volta a ser encenado no segundo final de semana da La Prima Vendemmia, também no sábado à noite, com entrada gratuita. O evento ocorre no dia 1º de fevereiro, a partir das 20h.
Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue
Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…
A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…
Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…
This website uses cookies.