Produção de soja com menos inseticidas é resultado de trabalho realizado em Serafina Corrêa

Redução do custo de produção da soja por utilizar inseticidas nas lavouras somente quando necessário, aumentando a lucratividade, preservando insetos benéficos que ajudam na prevenção e controle de pragas, protegendo o meio ambiente e obtendo uma produtividade igual ou superior a de áreas sem monitoramento. Essas são algumas das vantagens do Manejo Integrado de Pragas (MIP) nas lavouras de soja apontadas por extensionistas da Emater/RS-Ascar de Serafina Corrêa e pelos agricultores Nelson Pavoni e Leonardo Mezzomo, que utilizam essa tecnologia.

Os resultados do trabalho de MIP com 15 produtores do município, que alcançam uma área monitorada de soja de 245 ha, foram apresentados em Live realizada na tarde desta segunda-feira (12/07), promovida pela Emater/RS-Ascar e Embrapa. O agricultor Pavoni, que já faz o monitoramento há seis safras,  nesta não aplicou qualquer inseticida.

O evento online teve a participação do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, que destacou a importância de se ter uma produção econômica e ambientalmente sustentável, do diretor técnico Alencar Rugeri, e do chefe geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.

Além das ações realizadas em Serafina Corrêa, e apresentadas pelos extensionistas Leandro Ebert e Eliazer Kosciuk, a live contou com uma demonstração prática de monitoramento e níveis de controle de pragas. Nesta estação, o extensionista da Emater/RS-Ascar, João Villa, explicou que o principal para se fazer um bom manejo é identificar e quantificar os insetos benéficos e as pragas, e demostrou como fazer isso usando o pano de batida. Ele abordou ainda os níveis de ação para a tomada de decisão e as estratégias de controle.

Já o analista da Embrapa Trigo, Marcelo Klein, apresentou diagnóstico de aspectos de fertilidade e das propriedades físicas do solo, feito no ano passado na propriedade de Danilo Mezzomo, em Serafina Corrêa, destacando a importância do plantio direto, da cobertura de solo e de uma análise de solo e adubação bem feitas, entre outras ações, para a qualidade do solo. Após, foram respondidas dúvidas dos participantes.

Isa Severo

Recent Posts

Quarta-feira terá predomínio do sol e chance de temperatura negativa no RS

Início da manhã pode ter nevoeiro e chance de geada em algumas regiões

21 minutos ago

Sepultamentos de terça (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

51 minutos ago

Viva com Saúde – 30/04/2025 – Inteligência Emocional

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre Inteligência Emocional. Inteligência não diz respeito…

51 minutos ago

Cozinha Viva: Lasanha de carne com molho bechamel

Aprenda a fazer uma deliciosa lasanha de carne com molho bechamel cremosa, perfeita para impressionar…

51 minutos ago

Mensagem do dia: Quem decide por mim?

Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo à uma banca de jornais...

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 30 de abril

Hoje é o Dia Internacional do JazzO santo do dia é São José Benedito Cotolengo.…

1 hora ago

This website uses cookies.