Negócios e Mercado

Enólogo Ricardo Morari é eleito presidente da ABE

Depois de dois anos a frente da diretoria da Associação Brasileira de Enologia (ABE), André Gasperin deixa a presidência da entidade que, a partir de 1º de janeiro de 2023 será conduzida pelo enólogo Ricardo Morari durante o biênio 2023-2024. A eleição aconteceu durante Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 5 de dezembro, no Di Paolo, em Bento Gonçalves.

Eleito por unanimidade, Morari assume o desafio de conduzir a Associação por dois anos com estratégias focadas em três pilares: ABE, associado e comunidade. Com uma gestão de continuidade, a sequência dos trabalhos e compromissos assumidos pela atual diretoria terão voz com os novos membros. O presidente eleito disse que entre as prioridades focadas na Associação estão a retomada dos Comitês Técnicos com foco na Legislação e trabalho do enólogo e a atenção especial à Avaliação Nacional de Vinhos, ao Concurso do Espumante Brasileiro e ao Brazil Wine Challenge, trazendo inovações, aperfeiçoando regulamentos e mantendo o rigor técnico, tudo para seguir evoluindo e ampliando a representatividade das regiões produtoras brasileiras. Ele também destacou o compromisso no fortalecimento do desempenho dos rótulos nacionais em concursos e provocou o grupo a planejar a construção da sede própria já pensando no cinquentenário da entidade, que será comemorado em 2026.

Em relação ao quadro social, Morari quer atuar no aumento do número de associados e em ações de atualização e aprimoramento técnico com degustações temáticas, cursos, palestras, seminários, missões técnicas, bem como a aproximação com outras entidades de classe e a promoção de intercâmbio de conhecimento entre as regiões. A continuidade do trabalho no processo de regulamentação da profissão de enólogo no Brasil também faz parte dos objetivos.

Quanto à comunidade, Morari quer estreitar laços com as Escolas de Enologia e institutos de pesquisa, assim como aproximar a ABE de seus parceiros e a cooperação com fornecedores da cadeia produtiva. A partir de cada atividade, atuar na promoção e divulgação do vinho brasileiro, assim como vem acontecendo.

ANO DE RETOMADA
Gasperin aproveitou a oportunidade para apresentar o Relatório de Atividades de 2022, que inclui a realização do Directo del Viñedo com a adesão da Argentina, Bolívia, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai com 731 participantes e mais de mil visualizações no Youtube. Outro destaque foi a edição do Brazil Wine Challenge com 903 amostras de 15 países e um júri internacional formado por 74 especialistas e a 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022 – a maior da história -, com 533 amostras de 70 vinícolas e um público de 1.630 apreciadores em formato híbrido (presencial e on-line).

Para celebrar um ano histórico, a ABE também lançou o livro da Avaliação Nacional de Vinhos, registrando a trajetória do evento, e leiloou a obra do artista plástico, Ivalino Postal, que integrou a campanha do evento no ano. O resultado foi a doação de R$ 20 mil para a APAE Bento Gonçalves. Também teve a publicação da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia com 14 novos artigos inéditos, além de palestras, degustações temáticas, reuniões e ações junto ao G4 que passa a ser Associação Latino-Americana de Enólogos. Em 2022, a ABE também enviou 965 amostras de vinhos e espumantes para 20 concursos internacionais e participou com representante em 16 deles.

DIRETORIA ABE GESTÃO 2023-2024

Presidente: Ricardo Morari

Vice-Presidente: Mário Lucas dos Santos Ieggli

1° Tesoureiro: Dario Crespi

2° Tesoureiro: Christian Bernardi

1º Secretário: André Larentis

2ª Secretário: Joel Ferrari

Diretora Social: Fernanda Rodrigues Spinelli

Diretores de Eventos: André Perez Júnior e Jurandir Nosini

Diretores de Degustação: Daniel de Siqueira Ferreira e Michel Zignani

Diretora Cultural: Vanessa Stefani

Diretores Técnicos em Viticultura: Bruno Motter e João C. Taffarel

Diretores Técnicos em Enologia: André de Gasperin e Vagner de Vargas Marchi

Comitê Técnico: Carlos Abarzúa, Daniel Salvador, Dirceu Scottá, Edegar Scortegagna, Juliano Perin e Leocir Bottega

Fotos: Conceitocom Brasil

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Casos de meningite em Bento Gonçalves geram alerta, mas Secretaria de Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

2 minutos ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

10 minutos ago

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

23 minutos ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

1 hora ago

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

2 horas ago

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

3 horas ago

This website uses cookies.