Empresa da Serra desenvolve projeto para fabricante mundial de motores e sistemas elétricos industriais

A expertise da Dalca Brasil no desenvolvimento de engenharia para sistemas robóticos tem auxiliado diversas empresas, de todos os portes, a ampliarem sua capacidade produtiva e a reduzirem desperdícios. Nova parceira no portfólio da empresa de Bento Gonçalves, a gigante catarinense WEG, uma das mais conhecidas fabricantes mundiais de motores e sistemas elétricos industriais, tem desenvolvido um programa de aceleramento do uso da tecnologia em seus processos.

Um dos mais recentes projetos nesta área foi a robotização da produção de tampas defletoras, um dos componentes na fabricação dos motores elétricos. “Anteriormente, tínhamos seis postos de trabalho em dois turnos, agora temos dois, um por turno. Modificamos internamente nosso processo para receber a robotização, e a Dalca foi nossa parceira neste desafio. Os funcionários que operam o robô foram treinados, e os outros remanejados, assumindo outras atividades em que havia necessidade de contratação devido ao aumento de demanda”, conta o analista de processo Jonas Becker.

Para a Dalca, o projeto foi desafiador por sua flexibilidade e pela quantidade de procedimentos envolvidos. O CEO da empresa, Bruno Dal Fré, explica que era preciso produzir uma grande quantidade de peças diferentes, além de focar no tempo de setup reduzido do equipamento. “Foi necessário um estudo muito aprofundado de engenharia e simulação robótica. O tempo de ciclo foi outro ponto importante, em que tivemos que fazer estudos avançados para otimização de velocidades do robô e do sistema. A WEG foi uma grande parceira e nos auxiliou no que foi possível”, exalta Dal Fré.

Bruno Dal Fré é o CEO da Dalca

Os ganhos para a WEG foram além da otimização dos postos de trabalho. “Conseguimos ter redução nos índices de refugos, pois há uma repetitividade no processo, o robô posiciona a peça sempre da mesma forma. Após a robotização, ganhamos uma ótima estabilidade no nosso processo”, acrescenta.

A melhoria nos setores de produção, assim como em outras áreas da empresa, é uma constante que ganha cada vez mais impulso com os conceitos da indústria 4.0. “A WEG está robotizando gradativamente seus processos produtivos e tem intenção de intensificar cada vez mais os investimentos no ramo de tecnologia”, prevê o analista de processos em automação Richardt Enke Klein, que elogia o trabalho da Dalca. “É uma empresa com comprometimento, qualidade e flexibilidade”.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

9 minutos ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

13 minutos ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

15 minutos ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

28 minutos ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

48 minutos ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

1 hora ago

This website uses cookies.