NEGÓCIOS

Bento Gonçalves registra mais de 600 novas empresas em cinco meses

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico revelam o avanço do empreendedorismo de janeiro a maio deste ano

Sala do Empreendedor de Bento Gonçalves
Sala do Empreendedor de Bento Gonçalves. (Foto: Divulgação)

O cenário empresarial de Bento Gonçalves segue em expansão. De janeiro a 31 de maio deste ano, foram registrados 621 novos cadastros de empresas, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Do total, 243 são Microempreendedor Individual (MEI).

No mesmo período, a Sala do Empreendedor realizou 1.292 atendimentos presenciais, enquanto 9.700 credenciamentos para emissão de Notas Fiscais eletrônicas foram analisados. A pasta também efetuou 1.601 análises de viabilidade na Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCIRS).

O secretário Davi Da Rold considera os dados animadores, mesmo diante de obstáculos enfrentados no início do ano.

“Tivemos alguns desafios com a troca do sistema, o que atrasou processos, mas já estamos reorganizando os fluxos para tornar os atendimentos ainda mais ágeis”, afirma.

Segundo ele, o município tem mantido uma postura de evolução constante.

“Bento é uma cidade empreendedora, e a Sala do Empreendedor tem desempenhado um trabalho de excelência nesse processo”, destaca.

Emprego

Além de fomentar a abertura de empresas, a secretaria também atua na inserção de trabalhadores no mercado, por meio do Balcão de Oportunidades. O serviço, que promove a intermediação entre empresas e candidatos, contabilizou 748 currículos entregues e 114 contratações efetivadas no período.