Custo de Vida

Setor vitivinícola comemora venda de 10 milhões de litros de vinhos em quatro meses no RS

A comercialização de vinhos finos e espumantes brasileiros segue em crescimento. Nos quatro primeiros meses de 2021, as vinícolas brindam a venda de 9,5 milhões de litros, um aumento de 34% se comparado ao mesmo período do ano passado que alcançou 7,1 milhões de litros. A melhor performance percentual é dos espumantes moscatéis com incremento de 37,76%, seguido pelos vinhos finos com 34,35% e pelos espumantes brut com 30,87%. Já o suco de uva amarga uma queda de 15,68%. Estes são os dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com base no Sistema de Cadastro Vinícola da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

A retração desenhada em janeiro e fevereiro deu espaço para a aceleração das vendas nos dois meses seguintes. “O vinho brasileiro segue sendo descoberto pelos brasileiros, que ao degustar nossa diversidade e qualidade, estão percebendo a evolução e aprovando. É animador ver esta importante conquista. Com uma safra maior em 2021 os estoques estão sendo abastecidos, podendo atender ao mercado”, destaca o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Argenta.

Argenta aposta ainda mais na aceleração das vendas diante da ampliação de canais, da melhor distribuição, do preço justo, além do próprio lançamento de produtos das vinícolas. Com a flexibilização dos protocolos de segurança diante da Covid-19, o enoturismo também ganhou impulso, fortalecendo ainda mais a relação entre produtores e consumidores. A aposta no e-commerce e em ferramentas práticas como o próprio WhatsApp também tem facilitado a venda com entrega em qualquer parte do país.

Suco de uva em queda

O volume de suco de uva comercializado de janeiro a abril chegou a 48,7 milhões de litros, 15,68% menos que em 2020 quando foi de 57.760.311 milhões de litros. Se comparado ao mesmo período de 2017, percebe-se um crescimento de 29,92%.

Exportações em alta

O cenário em relação às exportações também é favorável em relação a vinhos finos e suco de uva. Nos quatro meses, 1,9 milhões de litros de vinhos finos brasileiros saíram do país, ou seja, 169,23% a mais que no mesmo período de 2020. Já o suco de uva, com exportação de 879 mil litros, teve um impulso maior com aumento de 239,16%. Porém, está longe de alcançar o desempenho de 2019 quando o volume foi de 1,02 milhões de litros.

A partir de terça-feira (01) o Grupo RSCOM começa uma série com conteúdo especial para o Dia dos Vinho. Material produzido com profissionais, produtores e demais setores da região da Serra Gaúcha.

Isa Severo

Recent Posts

Caxias apresenta o técnico Júnior Rocha

Profissional destacou qualidade do elenco grená

7 minutos ago

Juventude pode ter time modificado para enfrentar o Inter no Beira-Rio

Técnico Fábio Matias utilizou escalação alternativa nos treinos

20 minutos ago

Casal é preso com revólver e maconha durante operação da Brigada Militar em Caxias do Sul

A prisão aconteceu durante a Operação Força Total no bairro Santa Fé

31 minutos ago

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió após decisão do STF

Prisão ocorreu a caminho do aeroporto onde embarcaria para Brasília

53 minutos ago

Sepultamentos da quinta (24) na Serra Gaúcha

>>Bento Gonçalves Nenhum ato fúnebre no município. >>Carlos Barbosa Nenhum ato fúnebre no município. >>Caxias…

3 horas ago

Sexta-feira terá sol e temperatura amena no RS

Período da tarde será mais quente em cidades das Metades Oeste e Norte

3 horas ago

This website uses cookies.