Custo de Vida

Pesquisa da CDL-BG revela que comércio acredita em recuperação com vendas de inverno

O impacto provocado pela pandemia no comércio durante o inverno de 2020 deverá ser, em parte, atenuado pelas vendas neste ano. A constatação otimista é apontada por uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. A entidade ouviu 30 estabelecimentos comerciais de roupas e calçados para questionar sobre a perspectiva de vendas com a chegada das baixas temperaturas. O resultado obtido mostra um cenário promissor: os lojistas bento-gonçalvenses estimam, quase que de forma unânime, aumento no volume de negociações, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A previsão é animadora, sinônimo de fôlego extra para o comércio, mas precisa ser compreendida com cautela. “No inverno de 2020 as vendas foram praticamente nulas. Isso significa que qualquer movimento nos negócios registrado em 2021 será maior, no comparativo com o período anterior, que foi extremamente atípico. Também é importante lembrar que o comércio passou por um ano muito, muito difícil, em função das restrições de funcionamento impostas ao setor. Mesmo que haja aumento nas vendas sazonais, agora, ele será insuficiente para equilibrar os grandes prejuízos amargados pelos lojistas no último ano. A recuperação do comércio ocorrerá, sim, vai demorar para que os estabelecimentos, de forma geral, se reestabeleçam e voltem às condições pré-pandemia”, explica o presidente Marcos Carbone.

Frio para aquecer as vendas

A previsão de temperaturas ainda mais baixas em 2021 também ajuda a animar o comércio. Esse otimismo pode ser comprovado na prática, como é o caso da Mundi Calçados. Localizada no quadrilátero central de Bento Gonçalves, a loja aposta em um aumento de 20% nas vendas, tendo como base a mesma estação do ano anterior. “O frio é o principal motivo para essa perspectiva otimista. Percebemos que, com dias mais gelados nesse ano, o movimento já dá sinais de aumento. Por isso, esperamos que a boa expectativa se confirme”, comenta a gerente, Daniela Bolson. A loja investe, ainda, em liquidações para tornar os produtos mais atrativos – como promoções que oferecem facilidades no pagamento e descontos acessíveis em mais de mil pares de calçados femininos e infantis, além de outras opções para itens masculinos.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

1 hora ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

2 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

2 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

2 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

2 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

2 horas ago

This website uses cookies.