Custo de Vida

Economia caxiense fecha primeiro trimestre do ano com queda de 1,2%

A economia de Caxias do Sul registrou crescimento de 3,1% no mês de março, em comparação com fevereiro, depois de três meses consecutivos de queda. O desempenho positivo do mês, no entanto, não salvou o resultado do trimestre, que apontou queda de -1,2% no acumulado do ano. O acumulado dos últimos 12 meses também registrou queda: -8,3%. Os números do desempenho da economia local foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (13).

Por setores, na relação entre março e fevereiro, o levantamento indica índices de crescimento de 11,7% na indústria, mas retração de -18,2% no comércio e de -0,1% nos serviços. No acumulado do ano, indústria cresceu 17,2%, enquanto as atividades de comércio e serviços retraíram em mais de 20%. Os resultados evidenciam que a indústria é o setor que melhor se recupera da crise provocada pela pandemia. Os setores do comércio e serviços, os mais afetados pelas restrições de funcionamento, apresentam maior dificuldade para a retomada do crescimento.

Indústria – Avaliação mais detalhada do comportamento da indústria aponta que em março houve crescimento de 22,7% nas compras e de 15,4% nas compras em relação a fevereiro deste ano. Índices de alta também foram registrados nos itens “utilização da capacidade instalada” (6,7%), “horas trabalhadas” (3,8%) e em “massa salarial (2,6%)”. Para a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Maria Carolina Gullo, o indicador de compras sinaliza que as indústrias estão adquirindo insumos, e que abril deverá ser outro mês de alta no desempenho do setor.

Empregos – Em março, Caxias do Sul apresentou alta no mercado formal de trabalho, com a abertura de 814 novas vagas, o que leva a um total de 152.420 postos de trabalho com carteira assinada. Nos primeiros três meses do ano foram gerados 4.379 empregos, uma variação positiva de 2,9%. A indústria foi o setor que mais criou postos de trabalho neste período.

Mercado externo – As exportações caíram 22% no acumulado dos últimos 12 meses, e as importações, 20,7%, fazendo com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse desempenho negativo de 24% no período de abril de 2020 a março de 2021. No acumulado de janeiro a março deste ano, a queda no saldo da balança comercial de Caxias do Sul ultrapassa os 50%.

Isa Severo

Recent Posts

Gato pode mesmo tomar leite? Descubra os riscos e benefícios

Durante muito tempo, a imagem clássica de um gatinho lambendo um pires de leite ficou…

19 minutos ago

Polícia Civil realiza operação contra facção que lavava dinheiro com aluguel de imóveis no Litoral do RS

Mandados foram cumpridos em Canoas, Alvorada, Portão, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Tramandaí, Imbé, Capão da…

19 minutos ago

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Veja como lidar com isso

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Descubra o que isso significa e como lidar com…

52 minutos ago

Diocese de Caxias do Sul cria comissão para combater abusos sexuais

Iniciativa busca trabalhar de forma preventiva e facilitar a realização de denúncias sobre possíveis abusos…

59 minutos ago

Arroio do Sal implementa serviço de aviso sobre marcação de consultas pelo WhatsApp

Outra novidade é que mais três médicos clínicos passam a fazer parte do Posto 24h

2 horas ago

Suspeito de envolvimento em plano de ataque a bomba em show de Lady Gaga volta a ser preso no RS

Homem foi solto no domingo após pagar a fiança. Porém, ele não compareceu à audiência…

2 horas ago

This website uses cookies.