Custo de Vida

Congresso da Movergs faz raio-x do momento da indústria moveleira

O salão de eventos do Dall`Onder Grande hotel lotado, a Movergs voltou a realizar o seu Congresso anual após o recesso forçado da pandemia. Este é o 30º Congresso da entidade, uma jornada iniciada em 1989 e a primeira saudação do presidente da entidade Rogério Francio (Plásticos Pisani) foi a de ver a “casa cheia”.

Em breve análise Francio falou dos altos e baixos que a indústria moveleira gaúcha experimentou nos últimos três anos. “Um primeiro semestre de paralisação em 2020, graças à pandemia, depois a retomada forte no segundo semestre e recordes em 2021. Agora uma reacomodação e por conseguinte desaceleração na produção. Em números o quadro é o que segue: em 2021 as 2.409 indústrias gaúchas de móveis tiveram o faturamento recorde de 11,2 bilhões de reais e exportaram 293 milhões de dólares, crescimento de 63% sobre 2020. Em 2022 o crescimento do primeiro semestre foi de 5,4%, com desaceleração neste segundo semestre.

Ainda sobre o Congresso, o presidente da Movergs deixou claro que a intenção é informar e inspirar as ações do empresariado. E mencionou de passagem o assunto do momento: “nas eleições, independente de quem ganhar, queremos governo dando a merecida atenção aos etor industrial. Continuaremos produzindo e crescendo”. Por fim, Francio reiterou o convite para que o setor esteja presente entre 28 e 31 de agosto na Fundaparque quando mais uma vez de forma conjunta serão realizadas a Fimma Brasil e Movelsul.

A programação do Congresso prosseguiu com exposição de números do professor Marcos Lelis. Este confirmou os dados expostos por Francio, lembrando que se houve degrau muito forte para cima em 2021, e que agora há uma natural reacomodação, mas prevê a retomada lenta já no primeiro trimestre do próximo ano com o varejo retomando suas vendas. Movimentos semelhantes estão acontecendo no processo de exportações: crescimento muito acentuado em 2021 para uma posterior queda de 3% no acumulado deste ano.

Desinflação Global em 2023

Rodolfo Margato, economista da XP Investimentos, fez uma análise sobre perspectivas econômicas para 2023 e deu um recado de certamente otimismo: enfraquecimento de participação da Europa devido à guerra, mas com o Brasil se saindo bem. “Vivemos um momento de volta lenta à normalidade com relação aos suprimentos. “Não prevemos recessão global apesar da pressão da guerra na Ucrânia. Isso fará com que juros permaneçam elevados, trata-se do remédio para que no ano que vem os índices de inflação voltem a cair. A tendência é uma desinflação global em 2023. Mas o Brasil está bem posicionado, especialmente por suas comodities agrícolas”, prevê),

A programação do Congresso prossegue com palestras de Luis Justo ( CEO do Rock`n`Rio), Santiago Pons (MadeiraMadeira)e com o com o filósofo Luis Pondé ( Desafio da Mudança).

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Cardeais se reúnem no Vaticano para o conclave que escolherá o novo papa

O isolamento já começou: os sinais de telefonia serão cortados para impedir qualquer influência externa

26 minutos ago

Empresárias são homenageadas na 21ª edição do Mérito Empreendedora da CIC Caxias

Evento reconheceu quatro líderes femininas nas áreas da indústria, comércio, serviços e educação em noite…

1 hora ago

Gato pode mesmo tomar leite? Descubra os riscos e benefícios

Durante muito tempo, a imagem clássica de um gatinho lambendo um pires de leite ficou…

2 horas ago

Polícia Civil realiza operação contra facção que lavava dinheiro com aluguel de imóveis no Litoral do RS

Mandados foram cumpridos em Canoas, Alvorada, Portão, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Tramandaí, Imbé, Capão da…

2 horas ago

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Veja como lidar com isso

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Descubra o que isso significa e como lidar com…

3 horas ago

Diocese de Caxias do Sul cria comissão para combater abusos sexuais

Iniciativa busca trabalhar de forma preventiva e facilitar a realização de denúncias sobre possíveis abusos…

3 horas ago

This website uses cookies.