Foto: Marcelo Casagrande/Divulgação
Concebido por Lucio Yanel como um momento para mostrar a sonoridade da música pampeana, o espetáculo Acuarela Del Sur chega a Bento Gonçalves na quinta-feira (5), às 20h, no Auditório do Campus da Universidade de Caxias do Sul na Região dos Vinhedos, com entrada franca. Para aproximar sonoridades do folclore do Pampa à música de concerto, a proposta une o reconhecido violinista ao Grupo de Cordas da UCS, com sua formação que contempla violinos, violas, violoncelos e contrabaixo.
A série de apresentações, iniciada em Caxias do Sul no dia 25 de agosto, passará ainda pelas cidades de Vacaria e Canela. Acuarela Del Sur é um mosaico musical do continente sul-americano, composto de ritmos e sotaques em que se misturam zambas, chacareras, chamamés, milongas e tangos. A proposta também está ancorada nos conceitos de ancestralidade, herança e hereditariedade trazidos à contemporaneidade.
O repertório inclui músicas autorais de Yanel, algumas dedicadas a outros artistas, como Dois Tempos (para Yamandu Costa), e o clássico do folclore andino El Condor Pasa (considerado o hino não oficial dos povos da América Latina). A seleção de peças musicais buscou traçar um panorama da identidade cultural e das referências à música feita no Rio Grande do Sul e em países como Argentina, Uruguai e Paraguai.
A realização do espetáculo é do Ministério da Cultura, Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC e Universidade de Caxias do Sul. O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Metalúrgica Buzin, Ferrolan, Grupo Baw, Mebrafe, Perfilisa, Multiflon e HD Parts.
Figura reverenciada por sua trajetória artística, Lucio Yanel é violonista, compositor, ator e folclorista. É um investigador, estudioso, que em mais de 40 anos de carreira percorreu a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos, formando uma obra que oferece significativa contribuição à cena cultural. Considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica, é um ícone das bases que sustentam a musicalidade gaúcha.
Formado por violinos, violas, violoncelo e contrabaixo, o Grupo de Cordas da UCS expressa a tradição artística da música de câmara que traz a sonoridade, a vivacidade e a expressividade característica dos instrumentos de arco. Em suas atividades, realiza programas específicos como o de Música Brasileira de Villa-Lobos, Carlos Gomes, de Cinema e Música de Cena e, ainda, música popular em arranjos estilizados.
A Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, torna-se a morada final do papa
Etapa classificatória da 20ª Fenavinho acontece no Estádio Montanha dos Vinhedos, das 9h às 16h,…
Assaltante foi detido no bairro São Roque depois de ser surpreendido por funcionário e agentes…
Confira o horóscopo de domingo, 27/04 e veja como a Lua Cheia pode transformar seu…
Aos 26 anos, jovem natural dos Caminhos de Pedra avança na caminhada rumo ao sacerdócio…
Mobilização cobrou reajuste salarial, ampliação do vale-alimentação e criticou postura do Executivo em relação às…
This website uses cookies.