Negócios e Mercado

Bento Gonçalves registra saldo positivo de empregos em 2024, apesar de retração no fim do ano

Bento Gonçalves encerrou 2024 com saldo positivo de 1.084 empregos formais, um crescimento de 135% em relação ao ano anterior. O desempenho foi bem superior à média nacional (16,6%) e estadual (36,6%), mesmo com os impactos das enchentes de maio. Os dados do Novo Caged fazem parte do levantamento do Observatório Econômico, organizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).

O município foi o 14º com melhor saldo de empregos no Rio Grande do Sul. No setor industrial, Bento Gonçalves obteve um saldo de 890 empregos, sendo 393 na fabricação de móveis, o que representa uma variação de 781,2% em relação a 2023. Esse desempenho consolidou a cidade como o segundo maior gerador de empregos do estado. A construção civil também apresentou um resultado expressivo, com saldo de 191 vagas e uma variação positiva de 2.022,2%.

Retração em dezembro

Apesar dos números positivos ao longo do ano, dezembro registrou uma retração na geração de empregos, com a perda de 784 vagas em relação a novembro. A indústria, que vinha impulsionando a retomada econômica desde as cheias, registrou queda de 415 empregos formais. O setor de serviços também teve saldo negativo, com perda de 232 vagas. Segmentos ligados ao turismo foram os mais afetados: o setor de alojamento encerrou o ano com saldo acumulado de -105 vagas, seguido pela alimentação, com -88 vagas. A exceção foi a agropecuária, que registrou leve alta de três vagas em dezembro, marcando o início da safra da uva.

Ao longo de 2024, Bento Gonçalves manteve uma média mensal de 2.280 admissões e 2.190 desligamentos. O ano encerrou com um total de 48.988 empregos formais, 2,3% a mais que em 2023. A tendência, segundo o professor Fabiano Larentis, organizador do estudo, é de forte alta em janeiro de 2025, podendo atingir 49,8 mil trabalhadores empregados.

MEIs impulsionam mercado de trabalho

O estudo também destacou o crescimento do número de microempreendedores individuais (MEIs) em Bento Gonçalves. Em dezembro, o município registrou 13.085 MEIs, um aumento de 4,4% em relação a 2023 e quase o dobro do observado em 2019. Atualmente, os MEIs representam 21% da força de trabalho da cidade e foram responsáveis por 51% da geração de empregos em 2024.

A maioria dos MEIs (55,4%) atua no setor de serviços, segmento que tem apresentado crescimento contínuo desde 2020. No comércio, na indústria e na construção, houve retração na participação desse tipo de trabalhador. Na agropecuária, a variação foi discreta, passando de 0,2% para 0,4% nos últimos quatro anos.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Engenharia do Corpo oferece até 20% de desconto na conta de luz com o programa ECEV – Energia Verde

Parceria com a Simplifica Energia amplia benefícios e reforça compromisso da rede com sustentabilidade e…

12 minutos ago

Legendárias

Pra quem tem que andar pela vida todos os dias na pele de uma mulher,…

35 minutos ago

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…

42 minutos ago

Farroupilha registra 124 casos de violência doméstica em três meses

Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário

1 hora ago

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

2 horas ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

2 horas ago

This website uses cookies.