(Foto: Reprodução)
A Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves realizou uma solenidade da posse do novo chefe-geral da Embrapa, Adeliano Cargnin nesta manhã de terça-feira (25). A cerimônia ocorreu de forma virtual.
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti, José Fernando da Silva Protas, Guy de Capdeville estiveram acompanhando a solenidade.
Cargnin estava à frente da Chefia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Uva e Vinho desde janeiro de 2018. Ele substitui o chefe-geral da Unidade, José Fernando da Silva Protas, que, a pedido da Diretoria Nacional da Embrapa, ocupou o cargo interinamente desde março de 2019.
Protas retorna para as suas atividades como pesquisador na área de Socioeconomia, após mais de quatorze anos em cargos de gestão na Unidade.”Pra mim é um prazer renovado a cada dia, fazer parte desta empresa. Eu realmente me sinto muito realizado, sendo um pesquisador da Embrapa e ter tido a oportunidade que a vida me deu, desse protagonismo. De ter sido uma vez, chefe adjunto e estar encerrando a gestão como chefe -geral da unidade”, termina.
O novo chefe agradeceu a família e as oportunidades. Ainda falou sobre os desafios e compromissos no novo cargo. “Pretendemos dar destaque em especial a busca incessante pelo comprometimento e engajamento de todos os empregados dessa unidade para que na sua missão e nos seus valores institucionais, tendo sempre presente que somos um quadro único, somos unidade. Entendemos também que essa tarefa só poderá ser alcançada com a crescente integração de todo o corpo institucional”, disse.
Trajetória e perfil
Adeliano Cargnin possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Ingressou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em abril de 2007, como pesquisador na Embrapa Cerrados (DF), na área de Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal.
Já em seu primeiro ano de empresa estava envolvido na gestão. Além de integrar o comitê gestor e a vice-liderança do Projeto de Agroenergia, foi supervisor substituto do Núcleo de Produção de P&D em produção vegetal e membro substituto do Comitê Técnico Interno (CTI), estrutura tanto deliberativa como consultiva, que acompanha a correta condução de todos os projetos, desde a concepção até a apresentação de resultados.
Em junho de 2010, foi transferido para a Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS). Na unidade assumiu a liderança e a gestão do projeto em Rede “Bancos Ativos de Germoplasma de Cereais”, além de atuar diretamente em projetos de melhoramento genético de trigo e também ser membro do Comitê Técnico Interno (CTI).
Desde 2014 está atuando na Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves – RS). Liderou o projeto Seleção de clones de variedades viníferas visando maior qualidade dos vinhos de Indicações Geográficas, que já está na fase II. Em janeiro de 2018 assumiu a Chefia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Confira a transmissão do cargo online.
A apreensão aconteceu durante a execução da "Operação Cerco Fechado"
A abertura da Campanha será das 8h às 18h do dia 10 de maio, na…
O projeto atende famílias que perderam casas em função das enchentes e beneficia quem se…
Quem nunca sonhou em deixar o banheiro impecável sem precisar passar horas esfregando cada cantinho?…
A árvore-da-felicidade, com seus galhos elegantes e folhas exuberantes, carrega um simbolismo poderoso: prosperidade, harmonia…
O ficus lyra, também conhecido como figueira-lira ou fiddle-leaf fig, é aquele tipo de planta…
This website uses cookies.