Mundo

Milhares protestam contra a corrupção na capital da Sérvia

Protestos contra a corrupção liderados por estudantes reuniram milhares de manifestantes em Belgrado, capital da Sérvia, na tarde deste sábado (15). O país vem enfrentando, há vários meses, manifestações anticorrupção, após o desabamento da cobertura de uma estação de trem em Novi Sad, no norte do país, em 1º de novembro de 2024. A tragédia matou 15 pessoas.

O desabamento ocorreu poucos meses após uma reforma da estação e motivou a revolta latente em parte da população sérvia. Desde então, os manifestantes protestam com frequência contra a corrupção e a suposta falta de controle sobre os projetos de construção do governo.

Milhares de pessoas se reuniram, no centro de Belgrado, agitando bandeiras ou soprando apitos, muitos usando um broche com uma mão manchada de sangue, o símbolo das manifestações, organizadas sob o lema “A corrupção mata”.

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, os estudantes pediram uma manifestação calma e responsável. Segundo a nota, o objetivo do movimento não é invadir as instituições ou atacar aqueles que não pensam diferente.

A tensão nos protestos vem crescendo desde que o governo acusou os manifestantes de atuarem sob o comando de agências estrangeiras, preparando ações violentas ou até mesmo planejando uma revolução, especialmente com o evento deste sábado.

Uma situação que levou a ONU a pedir às autoridades sérvias que não “interfiram de maneira indevida” na manifestação de sábado e “respeitem o pleno exercício dos direitos à liberdade de reunião pacífica e à liberdade de expressão”.

“Somos um país extremamente democrático. Faremos todo o possível para garantir a segurança da manifestação. Sou o presidente deste país e não deixarei que as ruas ditem as regras”, respondeu o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, na noite de sexta-feira (14).

Jonathan Zanotto

Recent Posts

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo em Caxias do Sul

Durante a abordagem, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 20, um revólver calibre 38, uma…

5 horas ago

Antes de Collor, Brasil já teve outros oito ex-presidentes presos

Desde a redemocratização em 1988, são três presidentes da República presos

5 horas ago

Felipão é anunciado como coordenador técnico do Grêmio

Felipão havia exercido esta função em 2022, no Athletico-PR, onde também foi treinador simultaneamente e…

6 horas ago

Vereadoras protocolam projeto de lei que reforça a proteção animal em Caxias do Sul

O projeto modifica dispositivos da atual legislação e institui novas diretrizes, como a obrigatoriedade do…

6 horas ago

Motorista que abandonar animais na rua pode ter CNH cassada

Comissão de Viação e Transportes aprovou infração específica para abandono de animais com uso de…

6 horas ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (25)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

8 horas ago

This website uses cookies.