Memória LEOUVE

Operação desarticula, em Caxias, quadrilha de roubo a bancos na Serra Gaúcha

Operação desarticula, em Caxias, quadrilha de roubo a bancos na Serra Gaúcha


A operação denominada “Fora da Lei”, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, dia, 07, em diversos bairros de Caxias do Sul, cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, seis prisões, três apreensões de veículos e teve como foco desarticular uma associação criminosa instalada na cidade, acusada de efetuar ataques a agências bancárias no Rio Grande do Sul.

 

As investigações ficaram a cargo da Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que coordenou as operações “Belo” e “Fora da Lei” com apoio da Delegacia Regional de Caxias do Sul e da Divisão de Apoio Aéreo. 

 

Conforme a polícia, os envolvidos foram os responsáveis pelos ataques aos estabelecimentos em Monte Belo do Sul e Nova Roma do Sul, além do crime realizado em Praia Grande, Santa Catarina, que culminou com a morte de dois criminosos em confronto com a Brigada Militar em Cambará do Sul/RS neste ano. 

 

Nesta quarta, foram presos seis investigados. Além deles, durante as investigações já foram detidos preventivamente outros quatro, totalizando 10 presos. Apenas um está foragido.

 

Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa, a investigação trouxe resultados frutíferos à população.

 

“Esse trabalho conjunto já vem de anos e tem dado resultados frutíferos à Polícia Civil como um todo. Trabalho muito bem articulado e investigado por um ano, praticamente. A comunidade nos cobra e demanda investigações sobre roubos a estabelecimentos bancários e hoje temos sucesso nessa operação. Dez presos, sem nenhum problema, e isso é importante porque mostra a técnica da Civil nas prisões”, salienta.

 

  

A “Operação Belo” foi referente ao roubo a estabelecimento bancário no dia 26/01/2016 no Banco do Brasil, em Monte Belo do Sul/RS. No delito, os bandidos roubaram dinheiro do cofre principal, que passava por manutenção e estava aberto, além de dois caixas eletrônicos. A ação foi praticada por pelo menos três criminosos, os quais, inclusive, após renderem os vigilantes, começaram a levar os clientes e funcionários do banco para fora da agência, colocando-os em frente ao prédio como proteção contra uma possível chegada da polícia.

 

Por sua vez, a “Operação Fora da Lei” deu segmento às investigações referentes ao roubo no dia 12/04/2016, na cidade de Nova Roma do Sul/RS. Na ocasião, pelo menos três indivíduos armados e encapuzados quebraram o vidro da agência com o uso de uma marreta. Ainda, fizeram um “cordão humano” composto por funcionários e clientes. Os criminosos subtraíram valores do Banco do Brasil, Banco Sicredi e de uma Casa Lotérica.

 

Segundo os Delegados responsáveis pela sequência investigatória, Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, foram coletadas provas que vinculam diversas pessoas aos crimes. “Não somente os que praticaram os atos executórios dos roubos, mas também, foi possível aos agentes identificar outros que favoreceram a prática criminosa, quer resgatando os criminosos do local dos fatos, quer ocultando armas de fogo e o produto do crime, além de outros auxílios materiais e morais, indispensáveis à prática dos crimes”. 

 

Estes assaltantes, de acordo com informações da polícia, agiam com armas longas, quebrando vidros de agências e fazendo “cordão humano”. Os delegados não acreditam que haja uma ligação desta quadrilha com outra associação do Estado. 

 

 

Saiba quem são os dez presos:

 

Tiago Schizzi Bendl, 28 anos; Matheus de Oliveira, 22 anos; Eider de Oliveira, 25 anos; Vanessa Martins da Silva, 28 anos; Ezequiel da Silveira Varela, 29 anos; Odon Luiz de Souza Neto, 24 anos; Rafael Carlos da Silva, 27 anos; Sergio da Silva Rodrigues, 34 anos; Samuel Alves Varela, 27 anos; Tiago dos Santos, 26 anos.

 

Ao todo participaram das ações operacionais cerca de oitenta policiais civis, com diversas viaturas e a utilização de um helicóptero da divisão de apoio aéreo. 

 

Os detidos serão encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da justiça.  O nome da operação, de "Fora da Lei", foi inspirado na auto-denominação de um dos presos, que, segundo os delegados, "se achava acima da lei".

 

Disque-denúncia: 0800-510 2828

WhatsApp e Telegram: (51) 8418-7814

www.pc.rs.gov.br