Categories: Memória LEOUVE

Novos membros do Conselho de Saúde de Bento serão indicados nesta quinta-feira

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Bento Gonçalves deverão ser indicados pelas entidades que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos trabalhadores e prestadores de serviços de saúde no SUS até a quinta-feira, dia 6. A renovação da indicação é uma das definições tomadas pela prefeitura depois de suspender as atividades do Conselho e destituir os conselheiros seguindo uma recomendação do Ministério Público.

 

A definição do prazo foi publicada no Diário Oficial na terça-feira, dia 4, e determina que a lista com os nomes dos representantes indicados pelas entidades para Conselheiro Municipal de Saúde será divulgada na sexta-feira, dia 7.

 

No mesmo dia, a secretaria de Saúde deverá abrir o prazo para a inscrição das chapas para a eleição do Núcleo de Coordenação do conselho, que encerra na terça-feira, dia 11, data limite para a secretaria publicar as portarias de nomeação dos novos membros do conselho.

 

Depois de regularizada a situação, os novos conselheiros deverão debater novamente as deliberações realizadas neste ano, uma vez que todas as decisões do conselho em 2016 foram anuladas pela prefeitura.

 

A pressa do município em resolver o impasse se deve à necessidade de aprovar novamente medidas como a liberação de verbas de emendas parlamentares e convênios, a prestação de contas da secretaria da Saúde e o aditamento ao contrato com a Fundação Araucária, por exemplo.

 

Irregularidades formais

 

A suspensão das atividades do conselho, com a anulação das deliberações e a destituição dos conselheiros seguiu uma recomendação do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal baseada em um inquérito civil que apura uma série de irregularidades na indicação dos membros do conselho.

 

A recomendação leva em conta a inexistência de indicação regular dos representantes. Segundo o inquérito, houve irregularidades durante a convocação das eleições e na indicação dos representantes de diversas entidades, associações e da sociedade civil.

 

O inquérito aponta como exemplos as indicações dos representantes das associações dos médicos, dos psicólogos, dos enfermeiros, das entidades de portadores de necessidades especiais, de defesa do meio ambiente e das entidades empresariais. O MP confirma ainda que houve autoindicação dos representantes dos enfermeiros e dos psicólogos.

 

 

Todos os envolvidos afirmaram que as irregularidades são formais, e não envolvem suspeitas de atuação irregular. Nenhum conselheiro é investigado pelo inquérito.

Memória LEOUVE

Recent Posts

Leite afirma que prioridade é a reconstrução do RS, mas sem abrir mão de candidatura à presidência

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…

4 minutos ago

Prédios públicos, pórticos e monumentos de Caxias do Sul vão receber iluminação cênica

Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…

34 minutos ago

Ferrugem comemora 10 anos de carreira com show especial em Caxias do Sul

No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…

2 horas ago

Com estoques críticos, Hemocentro de Caxias do Sul mantém atendimento sexta (2) e sábado (3)

Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue

2 horas ago

Da Tempestade à Ação: Construindo Futuros Possíveis

Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…

3 horas ago

EGR prevê 120% de aumento no trânsito da Serra Gaúcha no Dia do Trabalhador

A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…

3 horas ago

This website uses cookies.