Categories: Memória LEOUVE

Morre Zito, uma lenda da Seleção e do Santos

O futebol brasileiro lamenta a perda de um nome histórico. José Ely de Miranda, o lendário ex-meio-campista Zito, bicampeão mundial com a Seleção Brasileira (1958 e 1962) e com o Santos (1962 e 1963), morreu na noite deste domingo, aos 82 anos. A diretoria do Peixe já decretou sete dias de luto em função do falecimento de Zito.

 

O velório está previsto para a manhã desta segunda-feira, no Memorial Necrópole Ecumênico no Marape, em Santos. O corpo será sepultado na cidade de Roseira, interior paulista.

 

Zito sofria de Mal de Alzheimer e, no ano passado, passou um mês internado em função de um AVC (Acidente vascular cerebral). Ele tinha cuidados especiais em casa e apresentava problemas com lembrança por causa de sua doença. De qualquer forma, o ex-meio-campista será lembrando eternamento por seu espírito de liderança. No Santos, foi o capitão da geração que venceu as Libertadores e Mundiais de 1962 e 1963. Atuou no clube por 727 partidas e marcou 57 gols. Após deixar os gramados, trabalhou no Alvinegro, na revelação de talentos das categorias de base.

 

Na Seleção Brasileira, Zito estreou em 1956. Disputou três Copas do Mundo, conquistando os títulos de 1958 e 1962, além de participar da edição de 1966. No Mundial do Chile, em 62, marcou um dos gols da final contra a antiga Tchecoslováquia.

 

Nota do Santos

O Santos FC está de luto. Faleceu, aos 82 anos, nesse domingo (14), o eterno Capitão Zito. O clube decretou luto de sete dias e todas as comemorações, homenagem ao Dia Modesto Roma e lançamento do livro do título do Campeonato Paulista, marcadas para essa segunda-feira (15) foram suspensas.

O corpo de José Ely de Miranda será velado no Memorial Necrópole Ecumênico, no Bairro Marapé, em Santos, das 8 às 11 horas. O enterro será em Roseira, no interior de São Paulo, cidade natal de Zito.


O eterno capitão
Zito nasceu em 8 de agosto de 1932, na cidade de Roseira, no interior de São Paulo. Jogou no Santos FC de 1952 a 1967. Foi o capitão daquele considerado o maior time de todos os tempos, com Dorval, Mengávio, Coutinho, Pelé e Pepe. Entre os muitos títulos, foi Bicampeão da Libertadores da América e Bicampeão Mundial de Clubes, em 1962 e 1963. Jogou 727 partidas com a camisa do Peixe e marcou 57 gols.

Pela seleção brasileira foi titular nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962, marcando um dos gols na final contra a Tchecoslováquia, no jogo do bicampeonato do Brasil.
O Santos FC lamenta a morte de um dos maiores jogadores de toda a história, não só do Clube, mas como do futebol mundial.

Memória LEOUVE

Recent Posts

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

51 minutos ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

52 minutos ago

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

2 horas ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

2 horas ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

3 horas ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

3 horas ago

This website uses cookies.