A ministra das Reformas Constitucionais da Itália, Maria Elena Boschi, esteve no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, dia 29. A grande colônia italiana no Rio Grande do Sul fez com que o estado fosse escolhido como parte do roteiro da ministra por países sul-americanos.
Um dos principais objetivos da visita é defender a reforma constitucional proposta pelo governo italiano, que reduz os poderes do Senado. Outra mudança importante está na diminuição no número de parlamentares. Com a reforma, o número de senadores pode passar de 315 para cem integrantes. O Senado também perderá o poder de criar leis, ficando essa tarefa restrita à Câmara dos Deputados.
Para definir a questão, a Itália deve realizar um referendo popular no início do mês de dezembro e todos os cidadãos italianos, inclusive os residentes em outros países, estão aptos a votar. No Rio Grande do Sul, 50 mil pessoas estão aptas a votar.
Na fala, a ministra Maria Elena Boschi defendeu a redução de custos como principal benefício da reforma legistlativa."A boa política é a que mantém as promessas e tem capacidade de responder as necessidades dos trabalhadores. Se os cidadãos aprovarem essa mudança, como eu espero que aconteça, teremos uma redução do custo da política na Itália, o que vai simplificar as coisas para os cidadãos", disse.
Confira abaixo a fala da ministra, promovida no Grêmio Náutico União da Capital na tarde desta quarta-feira.
Ação ocorre na praça Dante Alighieri, destinada a grupos prioritários (gripe) e jovens de 15…
Anderson Zanella solicita ao Ministério Público o afastamento de três membros do COMPLAN, apontando suspeita…
Cocaína, maconha, crack e balanças de precisão foram apreendidos nos bairros São Virgílio e São…
Criança que emocionou o país ao ser salva de um telhado pelo Exército, faleceu com…
Colorado, que ainda tem dúvida no setor ofensivo, pode encaminhar a classificação
Direção alviverde continua em negociação com a Five Eleven Capital
This website uses cookies.