Categories: Memória LEOUVE

Greve dos bancários completa 30 dias nesta quarta em todo o Brasil

A greve dos bancários já chega ao trigésimo dia de mobilização. Conforme levantamento das entidades sindicais, 13.245 agências e 29 centros administrativos estão paralisados por tempo indeterminado. A adesão da categoria é de 56%. Na base do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, 58 agências estão paralisadas. São 52 em Caxias do Sul e as demais nas cidades de São Marcos, Flores da Cunha, Gramado, Canela, Veranópolis e Farroupilha.

 

Nesta terça-feira, dia 4, os bancários realizaram uma manifestação em frente à agência central do Banco do Brasil, chamando seus colegas a aderirem ao movimento nacional da categoria. No início do horário bancário, as agências do Banco do Brasil do bairro Cruzeiro e do centro, ambas em Caxias do Sul, paralisaram suas atividades, ampliando a greve na cidade.

 

Até agora, já foram nove rodadas de negociação entre a Fenaban e as entidades que representam a categoria. Na quarta-feira passada, os bancos apresentaram ao Comando Nacional uma proposta de acordo válida para dois anos com reajuste de 7% para 2016 e abono de R$ 3.500. Para 2017 o aumento seria de 0,5% acima da inflação. 

 

A proposta foi rejeitada na mesa de negociação pelo Comando. O argumento dos bancários é de que o reajuste ficou abaixo da inflação e a avaliação é de que não houve qualquer avanço quanto às reivindicações relacionadas aos temas emprego, saúde e condições de trabalho, que também são prioritários para a categoria. “Os bancários estão sendo desrespeitados pelos donos dos bancos, que não querem nos conceder nem mesmo a inflação.  Pedimos, também, que se crie mecanismos para acabar com o assédio moral dentro das agências, pois os bancários sofrem diariamente a pressão dos banqueiros no comprimento de metas” defende o coordenador da Secretaria de Organização Sindical do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, Nelso Bebber.

 

Bancos lucram na crise

 

Conforme informações do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e região, os cinco maiores bancos brasileiros (Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) apresentaram, no primeiro semestre de 2016, o lucro líquido de R$ 29,7 bilhões.

 

Mesmo com o crescente lucro, uma pesquisa divulgada pelo Banco Central revelou que a taxa de juros do cheque especial bateu novo recorde de julho para agosto, e chegou a 321,1% ao ano.

 

Os juros do cartão de crédito também aumentaram. Em agosto, na comparação com o mês anterior, houve alta de 3,5 pontos percentuais, com a taxa em 475,2% ao ano. Neste ano, essa taxa já subiu 43,8 pontos percentuais.

Memória LEOUVE

Recent Posts

Incêndio atinge lancheria desativada no Centro de Bento Gonçalves

Fogo teve início por volta das 15 horas desta segunda-feira (26) e foi controlado rapidamente…

3 minutos ago

Comerciantes de Bento Gonçalves apostam em alta nas vendas para o Dia das Mães

Levantamento revela otimismo entre lojistas, com expectativa de crescimento médio acima de 11% nas vendas

29 minutos ago

Após problemas em via do Tijuca, moradores enfrentam acúmulo de lixo em Caxias do Sul

O problema teve início depois que um caminhão desgovernado destruiu uma casa, em fevereiro, na…

59 minutos ago

Apagão afeta comunicações e trânsito em ao menos quatro países da Europa

Portugal, Espanha, Itália e França passam por falta de energia repentina

1 hora ago

Artistas de Bento Gonçalves cobram transparência na liberação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Coletivo de produtores culturais aponta falhas em editais, questiona cortes em projetos e cobra divulgação…

1 hora ago

Farrapos goleia Colonos e se classifica para as semifinais do Gaúcho de Rugby

Comandado por treinador auxiliar, time de Bento Gonçalves vence por 96 a 0 e garante…

2 horas ago

This website uses cookies.