Categories: Memória LEOUVE

Em depoimento, Lula nega envolvimento em tentativa de obstrução da Lava-Jato

"Há dois anos, tenho sido vítima de um massacre". Essa foi a afirmação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante depoimento prestado nesta terça-feira, dia 14, ao juiz Ricardo Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da operação Lava Jato. Lula negou que tenha tentado atrapalhar o andamento da ofensiva da Polícia Federal (PF) que investiga irregularidades relacionadas à Petrobras. 

 

"Um cidadão considerado o melhor presidente deste País, que saiu com mais de 80% de aprovação, se vê em meio a manchetes mentirosas de jornal. Eu duvido que há um empresário que vai dizer que eu pedi 10 centavos para ele. Se tem um brasileiro que neste momento deseja a verdade, sou eu. Só tem um brasileiro que pode ter medo de uma delação do Cerveró. Era o Delcídio. Ele sim era próximo dele", escreveu Lula em sua conta no Twitter. 

 

Para Lula, Delcídio usou seu nome para tentar sair da cadeia. Durante o depoimento, Lula falou ainda que sua relação com Delcídio sempre foi institucional e reiterou que não conhecia Nestor Cerveró, então diretor da Petrobras. "Só agora que ele ficou famoso. Eu só vi ele em reuniões", disse. Ao falar de Bumlai, o ex-presidente minimizou o contato entre os dois. "Qual o crime dele ao ligar para mim? Era meu amigo. Ele sabe que a nossa relação não permitia discutir nenhum tipo de negócio. Eu duvido que o Bumlai ou qualquer outro empresário diga que eu os chamei para discutir qualquer promiscuidade. Eu sabia que não podia errar", postou.

 

Relembre o caso

 

Na ação, Lula é réu juntamente com o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais três pessoas, todos acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, para que ele não firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato. A denúncia, a primeira em que Lula se tornou réu na Lava Jato, foi aceita em julho do ano passado. Todos os réus negam as acusações.

Memória LEOUVE

Recent Posts

Motorista que matou mulher atropelada e arrastada em Bento Gonçalves vai a Júri popular

O fato resultou na morte de Sandra Letícia de Carli e deixou outras três pessoas…

2 minutos ago

Sistema de cores por grau de severidade; Defesa Civil atualiza protocolos de alertas à população no RS

As informações passarão a ser apresentadas a partir de uma escala de cores associadas a uma…

13 minutos ago

Cavalgada da Fé leva tradição e devoção ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha

Trajeto, com dois dias de duração, culmina com um missa campal a ser celebrada neste…

43 minutos ago

Conectando turismo e fé, Rota dos Capitéis inaugura sinalização em Monte Belo do Sul

Projeto celebra 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e liga dez…

1 hora ago

Inclusão do Aeroporto de Vila Oliva no PAC acelera novas etapas em Caxias do Sul

Após a liberação dos recursos do PAC e da validação do projeto de infraestrutura pela…

2 horas ago

Identificado motociclista encontrado morto após acidente na ERS-444, em Bento Gonçalves

Homem de 34 anos foi localizado em um córrego no Vale dos Vinhedos; causas do…

3 horas ago

This website uses cookies.