Categories: Memória LEOUVE

Bento e Caxias terão agências fechadas na reestruturação do Banco do Brasil

Três agências da Serra Gaúcha, duas em Caxias do Sul e uma em Bento Gonçalves, estão entre as 402 agências do Banco do Brasil que serão fechadas em todo o país, e outras quatro estão entre as que serão transformadas em postos de atendimento. No estado são 16 as agências fechadas e 15 transformadas em postos. Isso devido ao Plano de reestruturação do Banco do Brasil, anunciado na manhã desta segunda-feira, dia 21.

 

Para o diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (SEEBG), Valdir Bussolotto, a entidade foi pega de surpresa com o fechamento da agência da cidade e a transformação da agência de Monte Belo do Sul em posto “a gente ainda não se aprofundou na situação, mas vemos com muita preocupação né, então a gente ainda não tem uma posição com o movimento sindical formada porque pegou a gente todos de surpresa” revela. Bussolotto ainda afirmou que uma reunião deve ser feita na manhã de terça e um contato deve ser feito com a federação e confederação dos bancos para saber qual posição irão adotar.

 

No total, serão 442 agências fechadas, 379 transformadas em postos de atendimento, além de 31 superintendências encerradas. Com a reestruturação o Banco do Brasil deve economizar quase R$ 3,8 Bi ao ano caso os cerca de 18 mil funcionários que já estão habilitados para a aposentadoria deixem o banco em troca de benefícios.

 

Confira as agências que serão afetadas na Serra Gaúcha:

Agências Fechadas:

 

Bento Gonçalves

— Botafogo (Rua Fortaleza, 506, Botafogo – Prefixo 5884)

 

Caxias do Sul

— Ernesto Alves (Rua Ernesto Alves, 1.527, Lourdes – Prefixo 5995)

— perimetral Norte (Avenida Rubem Bento Alves, 4.440, Santa Catarina – Prefixo 8106)

 

Agências que serão transformadas em postos de atendimento:

 

Caxias do Sul

— Campo dos Bugres (Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 116, Desvio Rizzo – Prefixo 8107)

 

Fagundes Varela

— Fagundes Varela (Rua Domingos Lunardi, 13, Centro – Prefixo 3115)

 

Jaquirana

— Jaquirana (Avenida Central, 2.300, Centro – Prefixo 3169)

 

Monte Belo do Sul

— Monte Belo do Sul (Rua Sagrada Família, 233, Centro – Prefixo 3906)

 

Em nota publicada em seu site a Fetrafi-RS criticou a decisão do Banco do Brasil em criar um plano de reestruturação e classificou “mais um reflexo da política global do governo ilegítimo de Michel Temer”.

 

Confira a nota na íntegra

 

"As medidas anunciadas pelo Banco do Brasil o desvinculam de seu papel social e têm foco específico no mercado. Trata-se de uma mudança drástica na gestão de pessoas, que também afetará o acesso da população aos serviços bancários, pois haverá fechamento de um grande número de agências. A reestruturação perversa proposta pela direção do BB é mais um reflexo da política global do governo ilegítimo de Michel Temer. Estão ocorrendo retrocessos em todas as áreas, com ataques constantes às empresas públicas e retirada sumária de direitos. Não aceitamos a postura do Banco e vamos lutar para que a instituição respeite seus funcionários e o povo brasileiro. O BB é patrimônio público e não deveria ser esquartejado dessa forma e nome da política neoliberal", analisa o diretor do SindBancários e membro da Comissão de Empresa do BB, Júlio Vivian.

 

Segundo comunicado ao mercado divulgado no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o BB fechará 402 agências em todo o país e transformará outras 379 em postos de atendimento ao longo do próximo ano. O banco também fechará 28 superintendências regionais de varejo e três de governo de um total de 140. Em comunicado ao mercado, o BB informou que haverá revisão e redimensionamento da estrutura organizacional em todos os níveis: direção geral, superintendências, órgãos regionais e agências.

 

Aposentadoria forçada
Aos funcionários, o banco oferecerá um plano de incentivos para até 18 mil empregados aposentarem-se antecipadamente. Os servidores que aderirem ao plano receberão 12 salários mais indenização pelo tempo de serviço, que vai de um a três salários. Além disso, o BB ainda ampliará o número de funcionários com jornada de seis horas de trabalho. A expectativa é que seis mil funcionários gradativamente troquem a jornada de oito para a de seis horas. Após essa mudança, somente os cargos gerenciais ficarão com jornada de oito horas.

O BB conta atualmente com 109.159 funcionários.
Fonte:

*Fetrafi-RS com Agência Estado 

Memória LEOUVE

Recent Posts

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

1 hora ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

2 horas ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

2 horas ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

3 horas ago

Homem é preso com cocaína e maconha em São Marcos

Indivíduo, de 32 anos, foi detido em flagrante com 26 porções de drogas

3 horas ago

This website uses cookies.