Memória LEOUVE

71 corpos foram resgatados dos escombros do avião da Chapecoense

71 corpos foram resgatados dos escombros do avião da Chapecoense


A Aeronáutica da Colômbia informa, que as buscas foram encerradas e que 71 corpos foram resgatados dos escombros do avião que levava a delegação da equipe da Chapecoense para a cidade de Medellín, onde enfrentaria o Atlético Nacional na noite de quarta, pela primeira partida da final da Copa Sulamericana, e serão levados para uma base da Forçã Aérea, de onde seguirão para o IML da cidade. Foram 75 mortos no acidente.

 

Segundo o diretor geral da Unidade Nacional para Gestão de Risco e Desastre, as buscas foram encerradas e o balanço foi fechado com os 71 corpos, já que outras seis pessoas sobreviveram e quatro não teriam embarcado no avião. A lista de passageiros tinha 81 nomes.

 

Seis pessoas – três jogadores do clube, um jornalista e dois tripulantes – foram resgatadas com vida e estão em hospitais da região.

 

Leia mais:

Confira outros casos que envolveram tragédias aéreas com times de futebol

Dupla Caju se solidariza com tragédia da Chapecoense

Clima em Chapecó é "nebuloso" diz jornalista colega de sobrevivente

Jornalista relata comoção na cidade de Chapecó

Pane seca pode ter sido principal causa da queda do avião da Chapecoense

Avião que levava Chapecoense à Colômbia sofre acidente

Filho de farroupilhense está entre as vítimas da tragédia na Colômbia

Última rodada do brasileirão é adiada pela CBF

 

Final da Copa do Brasil é adiada devido à tragédia com avião da Chapecoense

 

Alan Ruschel, lateral da equipe catarinense e que tem passagens por Internacional, Juventude e categorias de base do Esportivo de Bento, foi o primeiro a ser resgatado com vida. Ele estava em estado de choque e perguntava pela família. Foi encaminhado ao Hospital San Juan de Dios com múltiplas fraturas nas pernas e nos braços e uma lesão na coluna (região lombar) podendo ter atingido a medula do atleta, que corre o risco de ficar paraplégico. Ele passou por cirurgia e foi transferido para outra clínica.

 

O goleiro Jackson Follmann, formado nas categorias de base do Juventude e com breve passagem pelo Grêmio, também foi resgatado com vida. Ele teve uma das pernas amputadas.

 

O estado de saúde do zagueiro Hélio Zampier Neto, o Neto, é o mais grave. Ele foi o último sobrevivente a ser encontrado mais de seis horas depois da tragédia no meio das ferragens do avião e foi encaminhado com politraumatismo e traumatismo cranioencefálico. Durante a tarde o jogador passou por intervenções de neurologista, otorrinolaringologista, cirurgia geral e ortopedia.

 

Outro sobrevivente, o jornalista Rafael Hanzel, passou por cirurgia e seu estado de saúde é considerado estável. Ele está internado na UTI do Hospital San Juan de Dios. Além dos jogadores e do jornalista, sobreviveram ao acidente a comissária d bordo Ximena Suare e o técnico da aeronave Erwin Tumiri. Além deles outros sete tripulantes estavam na aeronave.