Meio Ambiente

Cumprimento da ‘Logística Reversa’ é tema de palestra na CIC em Caxias do Sul

Com o tema “Logística Reversa das embalagens: como cumprir a lei?”, o presidente do Conselho de Administração das Conservas Oderich, Marcos Oderich, foi o palestrante da Reunião-Almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul nesta segunda-feira (17).

O empresário explicou a legislação da Logística Reversa (LR) criada em 2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e que se referem ao conjunto de ações para coleta, transporte e destinação correta de resíduos descartados para que possam ser reaproveitados. O tema atinge quase todos os setores do ciclo produtivo.

Informou que no país vários estados já regularizam o tema, entre eles o Rio Grande do Sul, onde a legislação suplementar deve entrar em vigor no decorrer deste ano. Ainda de acordo com ele, as licenças junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também passarão a exigir atendimento a LR.

“O primeiro estado que iniciou o processo foi o Paraná seguido de São Paulo. Agora o RS vai começar o processo, não digo que atrasado, mas já temos mais de 15 estados com legislações específicas relacionadas a Logística Reversa”, relatou.

Oderich também ressaltou que a responsabilidade deveria ser compartilhada entre os fabricantes e demais agentes envolvidos no processo, mas que a cobrança e o controle são maiores com quem trabalha diretamente com as embalagens. Apontou que o varejo poderia disponibilizar pontos de entrega dos produtos para os consumidores pós-consumo, como acontece, por exemplo, com a entrega de remédios vencidos nas farmácias.

O presidente, que também é fundador e conselheiro da Associação de Logística Reversa (Aslore), relatou o surgimento do grupo visando a implantação e estruturação da legislação.

“O principal objetivo é facilitar o cumprimento da lei por parte dos empresários que embalam os produtos em qualquer tipo de embalagem. Buscando dar tranquilidade jurídica para as empresas, pois se não a conta virá de forma pesada. O objetivo da entidade é facilitar esse trabalho de execução da legislação”, explicou.

Nesse sentido, explicou como a Logística Reversa é estruturada. São várias as etapas que contemplam o processo: declaração dos materiais comercializados; cálculos de recuperação conforme legislação; coletas realizadas pelos catadores de cooperativas; emissão de notas fiscais; auditoria do processo; emissão do Certificado de Reciclagem de Logística Reversa (Cere) para as empresas associadas; e relatórios enviados aos órgãos ambientais comprovando a conformidade.

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Homem morre em colisão frontal na BR-470, em Bento Gonçalves

Colisão envolveu uma VW/Saveiro e um caminhão. Vitima ainda não foi identificada.

15 segundos ago

Jovem sem capacete morre após cair de moto em Caxias do Sul

O condutor da moto, de 20 anos, não sofreu ferimentos aparentes, mas apresentava sinais visíveis…

23 minutos ago

Caxias do Sul Basquete é superado pelo Flamengo e se despede do NBB

Equipe caxiense perdeu de 63x86 e se despediu da competição nacional; partida foi disputada no…

41 minutos ago

Audiência conclui depoimentos no caso de professora esfaqueada em Caxias do Sul

Agora, a Justiça aguarda o laudo psicológico dos adolescentes, que a perícia deve entregar na…

2 horas ago

Caxias viaja para encarar o Figueirense no Orlando Scarpelli

Último treino antes da partida será no CT do Avaí

2 horas ago

Volante sofre lesão muscular e desfalca o Grêmio

Villasanti ficará fora dos treinos por tempo indeterminado

2 horas ago

This website uses cookies.