Meio Ambiente

Bento Gonçalves instala sistema para prever deslizamentos em áreas de risco

A Defesa Civil de Bento Gonçalves, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), iniciou nesta terça-feira (11) a instalação de uma plataforma de coleta de dados (PCD) geotécnica para monitoramento de chuvas e umidade do solo. A primeira fase do projeto ocorre na comunidade da Linha Alcântara, em Faria Lemos, como parte do Projeto RedeGeo, desenvolvido pelo Cemaden.

Os equipamentos permitirão correlacionar o volume de chuvas com a umidade do solo, aprimorando o monitoramento de desastres relacionados a movimentos de massa.

A ideia é proporcionar o monitoramento através de tecnologia de medição de chuva e umidade do solo, que representam os parâmetros principais na deflagração desses processos tão severos que acarretam impactos ambientais e humanos”, explica o pesquisador responsável pelo projeto, Márcio de Andrade.

O objetivo da ação é proporcionar, em tempo real, a produção de dados que permitam à sala de operação da Defesa Civil do Cemaden ter antecipadamente a informação para emissões de alerta e acionamento dos planos de contingência.

Para a implementação da iniciativa, o geólogo Lucas Rafael Norenberg Barbosa, da Defesa Civil, realizou um levantamento preliminar das áreas mais vulneráveis para a instalação dos equipamentos.

“O trabalho será muito importante para o monitoramento no futuro, prevenindo eventos climáticos extremos e possibilitando alertas antecipados à população sobre possíveis riscos”, destaca Barbosa.

A equipe técnica responsável pelo projeto conta com pesquisadores do Cemaden, incluindo Daniel Metodiev e Harideva Egas, além de especialistas de universidades federais parceiras, como Gean Paulo Michel (UFRGS/UFF) e Nelson Ferreira Fernandes (UFRJ).

Moradora da Linha Alcântara, Lidia Barreto Trevisan reforça a importância da ação:

“Achamos muito importante que o pessoal venha aqui para colocar o aparelho para dar mais segurança, com tudo que aconteceu. Achamos muito bom isso, é uma ajuda para a gente. É importante para o nosso lugar que viveu uma tragédia“.

O secretário de Segurança, Coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, também ressalta os benefícios do monitoramento:

“A importância dessa etapa do projeto para Bento é muito grande, pois vamos conseguir monitorar a questão pluviométrica e também a umidade do solo, que influencia no risco de deslizamentos. Com as plataformas de coleta de dados, teremos um monitoramento qualificado para alertar a comunidade com antecedência e minimizar riscos de desastres“.

A primeira fase do monitoramento segue até esta quinta-feira (13), e a previsão é que a instalação completa dos equipamentos ocorra ao longo do segundo semestre deste ano.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Grêmio sai na frente, mas cede o empate para o Vitória e segue no Z-4 do Brasileirão

Tricolor apresentou pouco futebol e não saiu da igualdade por 1 a 1, no Barradão

2 horas ago

Semana do trabalhador começa com mais de 300 vagas abertas em Caxias do Sul

Os interessados em se candidatar devem comparecer a sede do Sine com documentos como o…

3 horas ago

Mulher tem rosto desfigurado após ser agredida e estuprada em matagal de Canela

Suspeito foi preso preventivamente neste sábado (26)

4 horas ago

Documentos históricos de origem pública do período da escravidão são resgatados no Litoral Norte

Registros do século 19, relacionados à escravidão, foram encontrados em posse de colecionadores e estavam…

5 horas ago

Limpeza de reservatórios pode deixar bairros sem água nesta segunda e terça-feira em Caxias do Sul

Samae realiza manutenção nos dias 28 e 29 de abril; veja as regiões afetadas e…

5 horas ago

Arroio do Sal recebe duas novas ambulâncias

Uma das viaturas foi adquirida com recursos próprios do município, enquanto a outra foi enviada…

6 horas ago

This website uses cookies.