ELEIÇÕES 2018

Justiça Eleitoral convoca 1,1 mil mesários para coordenar votação

DARIANO MORAES -     
0
657

Sem mesário, não há eleição. (Foto e vídeo: Dariano Moraes)

A participação dos mesários na coordenação das seções eleitorais é imprescindível para que o pleito se concretize. Sem mesário não há eleição.

A 8ª Zona Eleitoral em Bento Gonçalves está convocando 1.132 pessoas que já foram nomeadas para confirmarem ou apresentarem requerimento de dispensa. A convocação se dá por e-mail fornecido pelo próprio voluntário quando do cadastramento, envio pelo Correio e por meio presencial no Cartório Eleitoral.

Segundo Ricardo Abreu, servidor da Justiça Eleitoral que chefia o Cartório da 8ª Zona Eleitoral em Bento, ficarão lotadas quatro pessoas por mesa receptora e há um cadastro reserva de 25 mesários. Se houver segundo turno será dispensado o secretário e apenas três pessoas atuarão por mesa receptora.

O treinamento, que começa em setembro, prevê a formação de dez turmas que receberão qualificação teórica e prática na operacionalidade do sistema. Além de ser uma ação cidadã Ricardo Abreu cita outras vantagens do exercício da função.

“Cada dia de atuação em treinamento ou no dia da eleição dá direito ao dobro em dispensa, além disso a participação como mesário serve de critério como desempate em concurso público.”

Ele alerta às pessoas que desconfiam de terem de responder por e-mail a convocação, que não é vírus, não há link e o procedimento é feito direto no site da Justiça Eleitoral. As pessoas que desejarem ser voluntárias poderão se inscrever diretamente no site da Justiça Eleitoral.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.