Insegurança nas praças motiva retirada de placas de bronze em Caxias

1
417

A falta de segurança e fiscalização nas praças centrais de Caxias do Sul motivou a retirada de placas de bronze e outros metais de estátuas. A Administração Pública, através da Secretaria de Cultura, iniciou o procedimento na quarta-feira, dia 8, nas praças Dante Alighieri, no Centro, e João Pessoa, em São Pelegrino.

Os materiais são alvos fáceis para os criminosos. Recentemente, o marco zero da construção de Caxias do Sul foi furtado. A “Rosa dos Ventos”, importante peça da história da cidade, ficava na rua Marquês do Herval, entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Sinimbú. O sumiço da placa foi percebido na tarde da segunda-feira, dia 6. Antes, porém, uma arte em bronze do monumento Gigia Bandera, também na praça Dante, havia sido subtraída.

(Foto: Caroline Pegoraro/divulgação)

Por conta desta sequência de crimes, o Departamento de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural retirou as placas restantes e irá preservá-las. No lugar delas, serão instaladas peças de acrílico, que não tem nenhum valor para os criminosos.

“Optamos por essa ação emergencial para preservar o bem público. Nos próximos dias, procederemos com os orçamentos e confecção das novas placas a serem afixadas”, planeja a coordenadora do Departamento, Heloíse Salvador.

Outros pontos da cidade ainda podem ser indicados pela divisão para integrar esta ação preventiva nos próximos dias.

1 COMENTÁRIO

  1. É uma vergonha para a administração municipal ter que remover as placas de bronze das praças da cidade, o que estão filmando as câmeras de segurança instaladas na praça Dante? E as demais praças, não têm câmeras? Não seria melhor investir em segurança com câmeras? Melhor é esconder o motivo dos furtos e ceder espaço aos ladrões?
    Eita minha Caxias do Sul.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.