Igualdade ou prosperidade???

ALEXANDRE MOROSO -     
0
118

Esta semana trabalhei nos EUA. Andei por cidades no interior da Flórida que eu ainda não conhecia. Fiquei maravilhado com o que vi. E angustiado por saber que no Brasil teríamos condições muito melhores que nos EUA para construirmos um país admirado. Temos tudo no Brasil. Diversidade de solos e climas, amplitude territorial, não somos assolados por furacões nem terremotos. E porque não somos prósperos?

Nas minhas andanças encontrei um Venezuelano, trabalhando em uma empresa que visitei. No meio da conversa foi inevitável falarmos sobre nossos países. Ele já vive nos EUA há 13 anos. Saiu da Venezuela quando percebeu que lá não tinha mais volta. Que Chaves à época estava levando o país para um buraco negro. Anteviu o que aconteceria.

Mas o pior de tudo foi ouvir dele que entre suas possibilidades de evasão estava o Brasil. Vir para o Brasil seria menos impactante. Encontraria uma cultura latina, mais próxima da sua. E foi justamente isso que o levou a buscar um recomeço nos EUA. Não queria sair da Venezuela e ir para um país que buscava as mesmas coisas que lá.

Nos EUA, um país que tem entre suas bases culturais a liberdade, a luta é por melhores condições para todos. Eles não lutam por igualdade. Eles lutam por melhores condições. Isso confere a eles a possibilidade de terem um objetivo comum. Cada qual com sua liberdade busca melhores condições para si. E coletivamente todos ganham. Aqui fomos ensinados, doutrinados não a sermos melhores, mas a sermos iguais. Aqui se luta por igualdade, o que é algo que não existe. Pelo simples fato de que somos todos diferentes. Impossível sermos iguais. O pensamento esquerdista que domina o Brasil e os países latinos nos atrasa muito. Se vive uma esperança utópica de igualdade que nunca chegará.

Precisamos lutar por liberdade. Liberdade, justiça e prosperidade. A única igualdade que deve haver é a de condições. Isso sim. Igualdade para que todos possam ter acesso a condições de crescer e se desenvolver. Educação universal, possibilidades para todos. Igualdade de condições propicia o desenvolvimento da meritocracia e cria um ambiente justo. Um ambiente justo e com liberdade, sem a intervenção do estado em tudo gera a prosperidade.

Meu amigo Venezuelano vive nos EUA uma vida próspera. Um trabalho que lhe propicia condições para ter um bom carro, uma boa casa, uma boa vida. O estado lhe oferece segurança e justiça. Sua vida é tranquila.

Mas não podemos negar que na Venezuela a esquerda conseguiu dar igualdade ao povo. Está igualando a todos na miséria e na pobreza.

Lutemos por um Brasil livre, justo e próspero.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.