Governo decreta situação de emergência em mais quatro cidades do RS

0
576
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Mais um decreto de situação de emergência foi assinado nesta última quinta-feira (17) pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. São Francisco de Assis, Rosário do Sul, Dom Pedrito e Quaraí entraram para a lista de municípios afetados pelos fortes temporais da semana passada.

Ao todo, sete cidades foram decretadas em situação de emergência: Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana já tiveram seus decretos homologados na terça-feira (15).

Os municípios terão 15 dias para apresentar relatórios e laudos sobre os danos materiais, humanos e ambientais, permitindo, com isso, a contratação de produtos e serviços emergenciais. Após esse procedimento, o governo federal poderá reconhecer os decretos para que as cidades tenham acesso a recursos da União. As pessoas afetadas também podem contar com auxílio, como o saque do FGTS, entre outros.

Quase oito mil pessoas foram atingidas pela enxurrada, sendo que seis mil estão fora de casa (1,5 mil desabrigadas e 4,5 mil desalojadas) e outras tiveram danos em suas residências, mas não saíram delas, segundo informações da defesa Civil.

Três óbitos foram registradas em decorrência de danos provocados pela chuva, um em Santana da Boa Vista e dois em Alegrete.

Ao menos 22 municípios foram atingidos desde o dia 9. Aqueles que ainda não tiveram decreto homologado estão atualizando os dados sobre os danos para solicitar ajuda dos governos federal e estadual.

Como ajudar

Conforme a Defesa Civil, quem quiser oferecer doações pode entrar em contato direto com as prefeituras dos municípios atingidos, ir ao quartel do Corpo de Bombeiros de sua cidade ou, em Porto Alegre, pode se dirigir até o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Avenida Borges de Medeiras, nº 1.501, das 8h às 18h.

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY