Geral

Zelador de cemitério estende aventais usados para enterrar vítimas da Covid-19 em Farroupilha

O zelador do Cemitério Público Municipal de Farroupilha, Luiz Antônio Muller, que há mais de 40 anos é o responsável pelos sepultamentos na cidade decidiu agir e chamar a atenção da população sobre o crescimento dos números da Covid-19 na cidade. Na manhã desta terça-feira (22), Muller colocou os aventais de proteção que usou em todos os enterros de pessoas que morreram em função da doença sobre cruzes que foram cravadas no gramado do cemitério.

Conforme Muller, todos os aventais foram devidamente higienizados e limpos para serem expostos. Ao todo são 12 que estão expostos, que estavam guardados a mais de 40 dias. Os demais foram descartados da forma correta.

A ideia dele é que as pessoas tenham consciência sobre os cuidados necessários para que se evite a contaminação pelo coronavírus. Em um vídeo, gravado por ele, ele fala sobre os aventais e diz que eles representam um pedido de cuidado para todos, principalmente para os jovens.

“Na verdade é pra chamar a atenção do pessoal. Tinha dado uma parada de uns 40 dias, mas só na última semana eu já fiz quatro enterros de pessoas com Covid. Quero chamar atenção dessa gurizada nova, que não se cuida, que acham que não tem nada e acabam levando pra casa essa doença”, disse.

Foto: Luiz Muller/Divulgação

Ele diz quer causar um impacto nas pessoas, com a mensagem de que é necessário olhar para a situação com muito cuidado. Ele pede para que os jovens, neste fim de ano, tenham consciência dos perigos da doença e que não promovam festas e encontros que possam causar mais problemas. Para ele, é preciso entender que um ano perdido vale muito menos que a vida de alguém.

Luiz comentou sobre a sensação que tem quando é avisado que haverá um enterro de alguma pessoa que faleceu com a doença.

“Eu me cuido muito, mas tenho muito medo. Quando a funerária me liga que é Covid, já dá aquele nervosismo, a gente não fica o mesmo, já muda. Quando chega aquele carro, as pessoas todas de branco, o medo volta. Só quem passa sabe o que é esse medo e essa angustia. Fora o sofrimento da família que a gente tem que estar assistindo, vendo eles não poder se despedir, não pode ver, não pode dar uma última olhada. É muita pressão, a gente fica muito comovido e acaba se emocionando junto”.

Muller ainda deixou duas cruzes sem aventais. Segundo ele, elas representam pessoas que ainda podem perder a vida para a doença. Por isso o apelo para que as pessoas tenham cuidado.

No último boletim divulgado pela prefeitura de Farroupilha, a cidade contabilizava 25 mortes em decorrência da Covid-19.

Confira o vídeo gravado pelo zelador.

Cristiano Lemos

Recent Posts

Como usar manjericão e outras plantas para espantar formigas sem veneno

Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…

1 hora ago

Grêmio empata com o Atlético Grau e perde chance de assumir a liderança na Sul-Americana

Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena

1 hora ago

Sai pra lá, mosquito! Como preparar um repelente natural poderoso

Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…

2 horas ago

RS recebe mais de 58 mil doses de vacina contra a dengue

A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença

2 horas ago

Sancionada lei que obriga cirurgia de lábio leporino pelo SUS

Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil

3 horas ago

Caxias In Vino para celebrar o Dia Estadual do Vinho

O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…

3 horas ago

This website uses cookies.