O Portal Leouve da sequência nesta quinta-feira (5) a série de entrevistas com os onze candidatos (as) à vice-prefeitura de Caxias do Sul. Cada um deles (as) respondeu a três perguntas formuladas pela Central de Conteúdo do Grupo RSCOM sobre a forma de atuação do vice e de como cada candidato (a), caso eleito (a), deverá se comportar. Cada um (a) será apresentado seguindo a ordem determinada no site de Divulgação de Candidaturas e Prestação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na categoria “vice-prefeito”.
Pela ordem, o quinto a responder é Edson da Rosa, candidato a vice-prefeito de Edson Néspolo, da coligação Avança Caxias Vibrante. Cada candidato (a) teve um minuto para falar. As respostas serão apresentadas na íntegra.
Candidato, qual será a sua postura como vice-prefeito, caso a chapa seja eleita?
“É importante dizer que a nossa coligação, Avança Caxias Vibrante, ela é autentica, ela foi feita pro convicção, por uma visão muito pessoal e particular de confiança mutua, visões parecidas sobre cidade né. E queremos fazer com que a nossa administração seja voltada ao bem comum do caxiense. Como vice-prefeito eu quero fazer esse diálogo, essa ponte. Não podemos mais ser muros para a nossa sociedade, devemos fazer com que ela se sinta pertencente a todo esse processo de mudança. Portanto, eu vou liderar alguns projetos, dando suporte e colaborando naquilo que o nosso prefeito achar que eu possa colaborar. Eu quero fazer isso, quero somar”.
Candidato, como você pretende ajudar o prefeito, caso seja eleito, nas tratativas com a Câmara de Vereadores?
“Eu tenho quatro mandatos, fui secretário da Educação, presidente da Câmara de Vereadores em 2013, tenho essa experiência necessária. Eu conheço e percebo a importância dessa afinação entre o Executivo e o Legislativo. São poderes harmônicos entre si, mas essa possibilidade de estar próximos, levando os projetos, discutindo com os vereadores, é fundamental. É claro que a função do vice-prefeito não é essa, mas eu não vou me furtar de ter esse diálogo, sempre falei para todos os prefeitos que passaram, o respeito à Câmara de Vereadores como a representatividade máxima da sociedade é fundamental. Portanto, esperem de mim esse respeito e a colaboração, estarei sempre presente nas decisões, até antes de levar os projetos. Vou fazer essa ligação para que ela tenha uma naturalidade, assim como eu sempre pensei que pudesse ser”.
Candidato, o que você, como vice, caso seja eleito, pode fazer a mais, ou diferente, de quem já passou pela administração?
“Uma das coisas que nós estamos nos propondo nessa campanha é olhar pra frente. As pessoas ao longo do tempo fazem as suas escolhas e elas tem consequências, então nós vamos vetorizar para o norte, pra Caxias, pulsando né, vibrando, e o que nós temos que fazer é sugerir, ajudar, contribuir com políticas públicas pra melhorar a vida do nosso cidadão. E eu tenho certeza que o Néspolo pensa igual, até porque essa afinidade, como eu falei anteriormente, tem uma convicção, o que nós vamos tentar fazer é dentro da nossa forma de pensar, junto com toda a sociedade, novamente trazer alegria, trazer a pujança que Caxias nunca poderia ter perdido, numa variação muito pessoal e pedindo que Deus nos abençoe nessa caminhada”.
A cobertura “Voto 2020” do Grupo RSCOM, tem o patrocínio de AMESNE: Nossa pauta é a defesa dos interesses dos municípios da encosta superior do Nordeste e FUNDAÇÃO PROAMB: Líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul como destinação de resíduos e análises de efluentes. Acesse proamb.com.br.