Caxias do Sul

"Vivacidade Conecta" ocorre na próxima semana com novos olhares para Caxias do Sul

Evento gratuito une entidades, poder público e comunidade caxiense no dia 14 de março

Vivacidade Conecta ocorre na próxima terça em Caxias
Vivacidade Conecta ocorre na próxima terça em Caxias (Foto: Arquivo/Grupo RSCOM)


Trazer um novo olhar para o passado e, ao mesmo tempo, potencializar o futuro. Unir patrimônio cultural, empreendedorismo social e cultura da periferia e da cidade. Tudo isso estará em pauta na próxima terça-feira (14) na primeira edição do “Vivacidade Conecta”, evento multidisciplinar e gratuito que contará com palestras, City Talkes (debates) e 12 convidados. As atividades acontecerão no auditório da Uniftec, das 14h às 20h.

O Vivacidade é um laboratório de ativações urbanas com mais de cinco anos de atuação em Caxias do Sul. Agora, com o seu primeiro projeto aprovado via Lei de Incentivo a Cultura (LIC), o “Vivacidade Conecta” está dentro do pilar de educação do coletivo.

De acordo com a presidente do coletivo, Madeline Juber, o evento acontecerá em um momento importante para a comunidade, uma vez que está aberta a consulta pública que debate a ocupação do Complexo da Maesa, um dos importantes prédios históricos do município. Até por isso, haverá a presença da vice-prefeita Paula Ioris, que estará em um dos City Talks.

“Muitas vezes falamos sobre os locais estarem abertos, com atividades econômicas e o cidadão usufruindo. Mas a gente entende que isso tem dificuldades, precisamos entender o papel do poder público nisso tudo”, destacou Madeline.

Um dos tópicos que será abordado no “Vivacidade Conecta” é a descentralização. Por isso, um resgate da cultura de periferia, muito presente em todo o Brasil, também será alvo do encontro.

“A cidade é mais do que um território urbano. Maior do que essa área central. Caxias tem uma periferia”, destacou a arquiteta e integrante do coletivo, Jéssica De Carli.

Nos últimos anos a população mundial foi afetada pela pandemia da Covid-19, que recolheu as pessoas para suas casa. Até por isso, a identidade das cidades busca se resignificar.

“A gente entende que uma cidade viva e humana é uma cidade com pessoas na rua, não apenas com carros”, destacou a jornalista e integrante do Vivacidade, Paula Valduga.

O “Vivacidade Conecta” ocorre na próxima terça-feira (14) de forma gratuita, sendo necessário reservar entrada pelo site de ingressos Sympla.

Confira a programação completa abaixo:

14h – Abertura

EIXO 1
PATRIMÔNIO CULTURAL
Como incentivar o uso de patrimônios históricos? A partir de cases de Caxias do Sul e Porto Alegre, vamos provocar uma troca de experiências e desenhar cenários possíveis.

PALESTRA – 14h30min
Jorge Stocker
Criador e coordenador do projeto de sensibilização, educação patrimonial e divulgação científica denominado “O Campanário”

CITY TALK – 15h
Convidados
Paula Ioris: Vice-prefeita de Caxias do Sul;

Eloisa Tondo: Empresária e gestora do Moinho da Estação;

João Felipe Wallig: Arquiteto e fundador do Vila Flores.

Mediação: Paula Valduga (jornalista e cofundadora do Vivacidade)

COFFEE – 16h

EIXO 2
CULTURA DA PERIFERIA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL
É inegável a força da periferia no desenvolvimento econômico, social e cultural de uma cidade. Nesses bairros periféricos, a vida pulsa nas ruas. Vamos mostrar iniciativas que vêm dando certo e podem ser usadas como exemplos.

PALESTRA – 16h15min
Rafa Rafuagi: Fundador do Museu do Hip Hop. Escritor do livro “Teoria Prática, a história das juventudes na engenharia social”.Ativista social e MC no grupo de rap Rafuagi.

CITY TALK – 16h45min
CONVIDADOS
Kamila Bazzo: Produtora Cultural da Casa Fluência;

Chiquinho Divilas: Rapper, Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Educador Social e Palestrante;

Fernando Morais: Presidente do Vielas Espaço Cultural.

Mediação: Jessica De Carli (Arquiteta e Urbanista, Presidente do Instituto SAMbA, idealizadora do Mosaico na Quebrada e integrante do Vivacidade).

EIXO 3
CULTURA E CIDADE
Há diversas formas de se estimular o uso de espaços públicos e privados e, consequentemente, tornar uma cidade mais viva. Entre eles, a cultura aparece tanto em manifestações artísticas, quanto no estímulo à sociabilidade, por meio de atividades de lazer. Esse eixo vai apresentar cases e abordar as soluções encontradas para viabilização e financiamento de iniciativas nesse sentido.

PALESTRA – 17h45min
Anthony Ling: Arquiteto e urbanista, fundador e editor do Caos Planejado, uma publicação online sobre urbanismo.

CITY TALK – 18h15min
CONVIDADOS

Gabrielle Signor: Sócia da Dest, uma empresa do Grupo Somos.RS, que trabalha pelo desenvolvimento do RS através da indústria do turismo;

André Venzon: Artista visual, curador e gestor cultural. Ex diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Vinicius Garcia: Diretor da GAM3 Parks, responsável pelo Parque da Orla.

Mediação: Tiago Fiamenghi (cofundador do Vivacidade, TEDx speaker e empreendedor).