No quadro Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a gravidez tardia.
Recentemente a atriz Claudia Raia revelou sua gravidez, aos 55 anos de idade. A notícia nos leva ao debate sobre a gravidez tardia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tem aumentado cada vez mais o número de mulheres que são mãe após os 30 anos de idade. Dados mostram que, de 2010 a 2020, a quantidade de mulheres que deram à luz após os 50 anos cresceu 55%.
De acordo com médicos da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), os principais motivos para a gestação tardia, apontados pelas mulheres que chegam aos consultórios, são a escolha do parceiro certo para constituir uma família, busca por estabilidade financeira e maturidade para conceber um filho, além de novos relacionamentos.
A medicina atesta que a possibilidade de engravidar após os 50 anos é real, embora as chances sejam pequenas; e os riscos bem maiores do que para as grávidas mais jovens. Após os 50 anos, as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar. Mas, ainda assim, as taxas de sucesso são baixas.
Saiba mais em entrevista com o ginecologista, doutor Ricardo Nascimento:
Ele vai premiar a amostra de maior pontuação nas categorias de produtos engarrafados; data relembra…
Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…
Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…
População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi
Horóscopo para sábado: veja o que o dia 3 de maio reserva para o amor,…
Evento terá missa, encontro de catequese e almoço festivo, além de marcar a última edição…
This website uses cookies.