No quadro Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre os tratamentos para parar de fumar.
Não é novidade que fumar faz mal para a saúde. Estima-se que mais da metade das pessoas que fumam desejam largar o cigarro, e muitas já tentaram. É importante saber que não existe uma fórmula mágica para se livrar da dependência de nicotina. São diversos os caminhos possíveis, e cada pessoa vai encontrar um que funcione melhor para ela. Mas é fato que quem conta com ajuda profissional (médicos, terapeutas e outros) pode enfrentar menos dificuldades e ter mais chance de sucesso. Passar pelo processo sozinho não é impossível — você pode até conhecer alguns casos –, mas apenas uma minoria consegue parar de fumar sem ajuda.
É comum o pensamento de que basta ter força de vontade para parar de fumar, mas não é bem assim. Como a dependência química provocada pela nicotina é muito forte, a maioria das pessoas precisa de auxílio para ficar longe do cigarro. O ideal é combinar medicamentos e acompanhamento psicológico. Além de consultas individuais, existem grupos de apoio em que os pacientes podem desabafar e discutir sobre seus problemas com outras pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades.
O Doutor Adriano Alves Muller, médico clínico geral e pneumologista, fala mais sobre os possíveis tratamentos para parar de fumar:
Durante a abordagem, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 20, um revólver calibre 38, uma…
Desde a redemocratização em 1988, são três presidentes da República presos
Felipão havia exercido esta função em 2022, no Athletico-PR, onde também foi treinador simultaneamente e…
O projeto modifica dispositivos da atual legislação e institui novas diretrizes, como a obrigatoriedade do…
Comissão de Viação e Transportes aprovou infração específica para abandono de animais com uso de…
A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete
This website uses cookies.