Geral

Viva com Saúde – 06/10/2023 – Açúcar no sangue

Segundo pesquisadores, os níveis de glicose no sangue podem variar dependendo da época do ano, do dia e até da hora. Aglicoseno sangue é a concentração do açúcar dos alimentos, especialmente doscarboidratos, que o corpo decompõe e usa como energia para funcionar. Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista Science Advances detalhou como os níveis de glicose no sangue variam dependendo da hora do dia.

E ainda segundo os autores, pessoas que têm diabetes – que envolve alterações nos níveis de glicose no sangue – podem precisar da medição para saber se estão dentro da faixa desejada. Níveis de açúcar no sangue podem variar de acordo com a época do ano e até com o dia da semana.

Os pesquisadores acessaram dados de monitores portáteis de glicose que mostraram como 137 pessoas com idades entre 2 e 76 anos, que sofriam principalmente de diabetes tipo 1, também conhecida como diabetes juvenil, controlavam diariamente a glicemia. Eles fizeram uma análise de mais de 91 mil dias de dados à procura de padrões específicos que pudessem informar as diretrizes clínicas e estabelecer as bases para intervenções específicas.

Os autores observam que a maioria dos participantes do estudo tinha diabetes tipo 1, portanto não está claro como esses resultados podem ser generalizados para pessoas comdiabetes tipo 2. Alguns pesquisadores levantaram a hipótese de que mudanças nos níveis de atividade, estilo de vida e consumo de alimentos ao longo das estações teriam impacto no controle da glicose no sangue. Com base na análise dos dados, determinaram que nos meses quentes, quando os níveis de atividade tendem a ser mais elevados, os níveis de glicose dos pacientes permaneceram na faixa saudável durante uma parte do dia mais longa do que a média.

Os pesquisadores também conseguiram identificar variações diárias e semanais.Eles descobriram que os níveis de glicose dos pacientes tinham maior probabilidade de permanecer normais de segunda a sexta-feira, e mais ainda durante o horário de trabalho das 9h às 17h, do que nos finais de semana.Isto sugere que as rotinas da semana de trabalho têm um efeito positivo.

De acordo com os autores, as pessoas são menos ativas nos meses mais frios e tendem a consumir mais calorias e alimentos açucarados durante as férias, o que sensibiliza o organismo aos efeitos da insulina.

Patricia Larentis

Recent Posts

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

31 minutos ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

6 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

7 horas ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

7 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

8 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

8 horas ago

This website uses cookies.