Geral

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

O Rio Grande do Sul ganhou oficialmente dois novos símbolos que carregam a identidade e a tradição do povo gaúcho: o vinho e o espumante. A lei que concede esse reconhecimento foi sancionada nesta segunda-feira (28/4) pelo governador Eduardo Leite. Cerimônia realizada foi no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença de autoridades estaduais – como o vice-governador Gabriel Souza e o presidente da Câmara Estadual Pepe Vargas – além de lideranças do setor vitivinícola e representantes de diversas regiões produtoras.

Com a sanção, o Estado reforça sua posição de destaque como principal produtor nacional dessas bebidas — responsável por 90% da produção brasileira — e dá um passo importante para fortalecer o enoturismo, um segmento em crescimento que movimenta a economia e promove a cultura local.

“Sem produtor, não há produto. Ao tornar o vinho e o espumante símbolos oficiais, estamos reconhecendo a força de uma cadeia produtiva que nos orgulha e que é parte da identidade do nosso povo”, afirmou Eduardo Leite durante o evento.

O governador também destacou que a medida amplia o reconhecimento nacional e internacional da vitivinicultura gaúcha e valoriza o trabalho desenvolvido nas regiões produtoras. Leite ainda frisou o impacto econômico e cultural da atividade no Estado.

Dados do Instituto Consevitis-RS reforçam a importância do setor: o Rio Grande do Sul tem a maior área cultivada com uvas do Brasil, com quase 42 mil hectares. Em 2024, a produção somou mais de 351 milhões de litros, sendo mais de 125 milhões de vinhos e espumantes.

O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, também esteve presente e destacou o papel da nova lei na promoção do Estado como destino turístico. Para ele, a oficialização fortalece a imagem do RS nos mercados interno e externo, ampliando o fluxo de turistas ao interior e incentivando o desenvolvimento local.

“O vinho e o espumante são elementos que encantam visitantes e ajudam a consolidar o Rio Grande do Sul como destino de experiências únicas”, afirmou.

Fortalecimento do Turismo Regional

A iniciativa também se conecta a estratégias maiores de valorização do turismo regional. Antes da cerimônia de sanção, uma reunião foi realizada entre representantes do governo estadual, prefeitos da Serra Gaúcha, empresários e lideranças do setor turístico. O encontro discutiu ações para fortalecer o turismo na região, com foco na qualificação dos serviços, promoção integrada dos destinos e investimentos em infraestrutura.

A integração entre poder público e iniciativa privada foi apontada como essencial para potencializar o turismo local, especialmente em um momento de retomada econômica. Nesse contexto, o vinho e o espumante não são apenas produtos — são símbolos de uma cultura viva, que celebra o trabalho de quem cultiva a terra e recebe o visitante com hospitalidade.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Farroupilha registra 124 casos de violência doméstica em três meses

Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário

35 minutos ago

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

1 hora ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

2 horas ago

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

2 horas ago

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

4 horas ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

4 horas ago

This website uses cookies.