Foto: Divugação / Observatório Espacial Heller & Jung
Moradores de todo o Rio Grande do Sul relataram ter visto um estranho clarão cortando o céu na madrugada desta quinta-feira (1º). Pouco depois, foi confirmado por especialistas do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, que o fenômeno visto pelos gaúchos era um meteoro.
A explosão do meteoro, que segundo os especialistas foi o maior registrado no Estado desde 2016, aconteceu por volta da 1h sobre a região de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O fragmento entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km e não chegou a tocar o solo.
SAIBA MAIS
Fenômeno no céu do RS chama atenção de moradores da Serra durante a madrugada
O meteoro que caiu no RS foi um bólido com magnitude igual ou superior a -4, do tipo que explode no final, geralmente sem tocar o solo. Diferente do fireball, que possui a mesma intensidade, mas não explode no final. Quanto mais baixo o número da magnitude, maior o brilho do meteoro.
Ainda segundo Heller & Jung, a ocorrência de meteoros é muito mais comum do que imaginamos. De janeiro até outubro deste ano foram registrados mais de 11 mil meteoros de baixa magnitude apenas na área de cobertura do observatório.
Os especialistas ressaltam que o estrondo ouvido pelos moradores da região da Serra foi apenas o som da explosão. Até o momento, não houve relatos de danos em nenhuma localidade.
Vídeo: Bramon Brazilian Meteor Observation Network e Observatório Espacial Heller & Jung
Instituição selecionada terá R$ 163,2 mil de apoio financeiro
O suspeito foi abordado por uma guarnição, que realizou a identificação e constatou a existência…
Foram apreendidos 4,8 kg de maconha, dinheiro, quatro celulares, uma balança de precisão e um…
A ação foi impedida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) e o Ministério…
Candidatos podem se inscrever a parti desta segunda-feira (05)
Em caso de chuva os trabalhos serão suspensos e iniciados com dia favorável
This website uses cookies.