Geral

Vice-presidente Hamilton Mourão palestra no Centro de Industria e Comércio de Bento Gonçalves

Após visitar a Fenavinho e a Expobento, por volta das 15h30min, o vice-presidente Hamilton Mourão foi até o Centro de Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves para ministrar uma palestra. O tema é o desenvolvimento do Brasil, porém, o general também abordou o Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha. A geopolítica mundial também foi pauta.

Entre convidados, autoridades locais, associados do CIC e representantes da ExpoBento e Fenavinho, estiveram presentes cerca de 70 pessoas. Estas, ouviram o vice-presidente ao longo de uma hora abordar temas como a pandemia, presença chinesa no mercado brasileiro, a guerra entre Rússia e Ucrânia, bem como outros tópicos. Sobre o Brasil e como o país pode desenvolver-se, Mourão refletiu sobre a evolução nos últimos 50 anos, o presente e situações para o futuro.

Pandemia

Mourão falou sobre a forma como o Brasil trabalhou na pandemia. Agindo em três vertentes, sendo uma na saúde ao comprar insumos, entre estes, a aquisição das vacinas. Na economia ao abrir linhas de crédito com juros especiais, permitindo que empresas pudessem seguir operando. Governo repassou R$60bi a estados e municípios e, depois, segundo ele, foi percebido que foi um valor além do necessário. Outra forma de atuação foi social, ao dar auxilio a população com

China no mercado brasileiro

A presença chinesa no mercado brasileiro também foi apontada por Mourão. Segundo ele, 60% da estrutura do sinal 4G no Brasil pertence a empresa Huawei. E, é necessário entender que de fato existe uma presença da China e deve-se agir com pragmatismo e flexibilidade, então, apesar de o Brasil ter alinhamentos ocidentais, Pequim é um parceiro que compra os produtos nacionais. “temos que ter essa ligação comercial, buscando sempre os nossos interesses” frizou.

Rússia x Ucrânia

Sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, Mourão também expôs seus pensamentos. Segundo ele, a situação já era “anunciada” quando países do Leste europeu começaram a integrar grupos ocidentais como a OTAN.

“Essa guerra entre a Rússia e a Ucrânia era a ‘crônica da morte‘ anunciada. A partir do momento que a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a União Europeia começa a atrair para sua área as nações do Leste Europeu que pertenciam à antiga União Soviética, ou fizeram parte do antigo Pacto de Varsóvia, a Rússia tradicionalmente se colocaria em posição de contestar aquilo. A Rússia considera uma linha que vai dos Países Bálticos ao norte, passando pela Bielorrússia, pela Ucrânia, pela Romênia, pela Transnístria, pela Moldávia e chegando ao Mar Negro a sua zona de segurança.

Günther Scholer

Recent Posts

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Lagoa Vermelha

Foram apreendidos 4,8 kg de maconha, dinheiro, quatro celulares, uma balança de precisão e um…

54 minutos ago

Suspeito de planejar ataque a bomba em show de Lady Gaga é preso no RS

A ação foi impedida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) e o Ministério…

2 horas ago

Governo Federal abre inscrições para 3,1 mil novas vagas do Programa Mais Médicos

Candidatos podem se inscrever a parti desta segunda-feira (05)

3 horas ago

Rua Angelo Basso, em Galópolis, em Caxias do Sul, terá obras para melhorias a partir desta segunda-feira (05)

Em caso de chuva os trabalhos serão suspensos e iniciados com dia favorável

4 horas ago

Horóscopo de segunda-feira, 05/05: início de semana com foco em decisões práticas

Confira o horóscopo de segunda-feira com foco em decisões práticas, produtividade e relações sólidas para…

4 horas ago

Colisão entre quadriciclo e carro deixa um morto na VRS-813, em Garibaldi

O acidente ocorreu neste sábado (03) a noite no km 12 da rodovia

5 horas ago

This website uses cookies.