Geral

Vereadores solicitarão ao prefeito uma área para centro esportivo automotor em Caxias do Sul

Uma área para viabilizar centro esportivo automotor, em Caxias do Sul, será solicitada por vereadores ao prefeito municipal, Adiló Didomenico. A deliberação resultou de reunião pública da Frente Parlamentar Pró-Centro Esportivo Automotor, realizada na noite desta quarta-feira (15/06), no plenário do Legislativo caxiense. A condução dos trabalhos coube ao vereador Wagner Petrini/PSB, que preside o grupo de trabalho.

A secretária municipal do Planejamento, Margarete Bender, reconheceu o mérito da iniciativa. “Verifico um apelo sistematizado que farei com que se torne de conhecimento do prefeito. A categoria está organizada e acaba de nos apresentar uma proposta que dialoga com o desenvolvimento, a diversidade, a inovação e o empreendedorismo da cidade”, analisou a chefe da pasta. Junto com ela, estavam os secretários Grégora Fortuna dos Passos (Governo) e João Uez (Urbanismo).

O presidente da frente parlamentar considerou positiva a união de diversas instâncias, em favor da ideia, a qual, segundo ele, é reivindicada em Caxias há, pelo menos, 20 anos. Petrini anunciou que, em visita ao chefe do Executivo, proporá uma visita técnica ao Velopark, autódromo do município de Nova Santa Rita.

O presidente da Associação Caxiense de Esporte Automotor (ASCEA), Diogo Schmitz, que atua como promotor de eventos, destacou que o órgão recém teve a sua fundação. Deixou claro que ASCEA não quer que a Prefeitura construa o centro automotor. Mas, sim, a cedência de uma área pública, onde o empreendimento seria construído por meio de parceria público-privada. Esclareceu que o plano consiste em espaço de convivência e uma pista de cerca de 600 metros de extensão.

De acordo com Schmitz, já existe um exemplo local bem-sucedido. Lembrou que, em 2012, a partir de convênio entre a Prefeitura e a Associação Caxiense de Velocross (Ascave), foi possibilitada uma pista de motocross, no Bairro Santa Fé. “O segmento é atrativo para piloto e entusiastas e para a economia local, incluindo mecânicas, oficinas de preparação, estéticas, autoelétricas, lavagens, autopeças, som automotivo, etc. Beneficia a gastronomia e a rede hoteleira. Esses recursos, hoje, vão para outras cidades, mas poderiam ficar em Caxias”, ponderou.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

9 minutos ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

16 minutos ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

22 minutos ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

31 minutos ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

35 minutos ago

3 truques com borra de café para tirar cheiro ruim da geladeira

Você abre a porta da geladeira e é surpreendido por aquele cheiro esquisito, meio azedo,…

40 minutos ago

This website uses cookies.