Geral

Vereadores caxienses debatem mudanças no Fundo Municipal do Idoso

A prefeitura de Caxias do Sul quer a aprovação dos legisladores caxienses em relação à proposta que acrescenta itens à lei do Fundo Municipal do Idoso. O projeto 168/2021, que trata da alteração, passou em primeira discussão na sessão desta terça-feira, dia 5, e retornará a plenário para segunda discussão e votação final.

O texto do PL sugere a adição de dois parágrafos ao artigo 1º da lei n° 7.346, de 11 de outubro de 2011, que cria o referido Fundo. Esse artigo explica que o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FUMDI) destina-se à captação e à aplicação de recursos a serem utilizados segundo deliberações do Conselho Municipal do Idoso (CMI), e terá vigência indeterminada.

Um dos acréscimos defendidos pelo Executivo é a informação de que serão lançados editais de chamamento público prevendo a seleção de projetos que receberão recursos de modo direto ou aprovando propostas de Organizações da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos/OSCs previamente cadastradas, permitindo-lhes a captação de recursos junto à sociedade civil por meio do mecanismo de incentivo fiscal da lei federal n° 12.213/2010.

O outro parágrafo a ser inserido faz relação a esse primeiro mencionado e esclarece que será regulamentada por decreto a forma de celebração das parcerias advindas dos repasses efetuados, em consonância com as exigências da lei federal n° 13.019/2014 ou outra que vier a substituí-la.

Na exposição de motivos explica o porquê da necessidade de modificação na lei. “[…] a proposta é promover as alterações normativas necessárias (Resoluções do Conselho, Decreto Municipal que regulamenta a Lei de Parcerias e Leis do CMI e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso/FUMDI) para permitir que as Organizações da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos/OSCs regularmente inscritas no CMI apresentem projetos, os quais, se aprovados, ensejarão a expedição de Certificados de Autorização para Captação (CAC), permitindo à respectiva OSC a busca de recursos a serem destinados diretamente aos seus projetos”.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Câmara aprova projeto que aumenta número de deputados

A proposta do relator é estabelecer o número de 531 deputados a partir de 2026. A…

3 minutos ago

Cardeais recebem apelo por unidade antes do conclave

Eleição contará com 133 cardeais eleitores

23 minutos ago

Homem é preso em Farroupilha com caminhão envolvido em caso de estelionato em Santa Catarina

O motorista informou aos militares que estaria levando o veículo para a cidade de Tio…

51 minutos ago

Recuperado de lesão muscular, centroavante volta aos treinos do Juventude

Após três semanas de tratamento, Matheus Babi poderá voltar a vestir a camisa alviverde

1 hora ago

Inter viaja para enfrentar o Atlético Nacional, na Colômbia

Meia Alan Patrick não teve lesão constatada e integra a delegação colorada

1 hora ago

Caxias vende ingressos para jogo diante do Retrô com cortesia do Dia das Mães

Sócios em dia podem retirar um ingresso de graça no seu setor

1 hora ago

This website uses cookies.