Geral

Vereadores aprovam redução de férias de professores e venda de terrenos

Professores não gostaram do projeto que deve impedir abono de um terço das férias sobre 45 dias (fotos: Gerson Lenhard)

Como era esperado, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 28, foi  das mais tumultuadas do ano no Legislativo de Bento Gonçalves. A oposição deitou e rolou durante o debate e encaminhamento da votação dos projetos, especialmente três deles. Mas, ao fim, na hora do voto, quem se sobressaiu foi a base aliada, que acabou aprovando os projetos de interesse do Poder Executivo.

Sessão desta segunda foi tensa e chegou a ser suspensa por alguns minutos

O presidente da Casa, Moisés Scussel Neto (PSDB), teve dificuldade em conter as manifestações do público. As duas galerias estavam lotadas, mas de um lado professores municipais e representantes de sindicatos manifestaram sua contrariedade ante a proposta que, na visão deles, retira direitos dos professores ao reduzir o período de férias para 30 dias.

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 164 foi aprovado em regime de urgência e modifica dispositivos da lei complementar 77/2004 que trata da carreira do magistério, assim como o PLO 165. As mudanças fixam em 30 dias o período de férias dos professores e o abono de 1/3 pago a este título, retirando assim a obrigatoriedade do recesso de 45 dias.

Após amplo debate, os dois projetos foram aprovados com seis votos contrários. Os votos contra a matéria foram dos vereadores Gustavo Sperotto (DEM), Idasir dos Santos, Agostinho Petrolli e Elvio dos Santos (todos do PMDB), Paulo Roberto Cavalli (PTB) e Moacir Camerini (PDT).

O vereador Jocelitto Tonietto (PDT) votou contra a posição do seu partido, que fechou questão para que a bancada votasse contra o projeto. Especula-se que, nesta terça-feira, dia 29, o partido possa abrir processo indicando a expulsão do vereador. O presidente Moisés Scussel chegou a suspender a sessão por alguns minutos, enquanto o público vaiava e ofendia os vereadores que aprovaram as leis que julgavam retirar-lhes direitos.

Outros projetos aprovados por maioria de votos (apenas os vereadores Camerini, Petrolli e Idasir foram contrários) foi o de número 162, que permitirá ao município alienar 23 imóveis (terrenos), e o projeto 163, que dispõe sobre as formas de utilização do valor arrecadado – ou para investir no fundo de aposentadoria ou para a aquisição de outros imóveis.

O vereador Sperotto, que na sessão anterior havia pedido vistas ao projeto, votou a favor por ter se convencido de que os imóveis em questão efetivamente seriam inservíveis. Já o vereador Idasir argumentou falta de transparência do processo, sobretudo quanto à utilização dos recursos obtidos com a futura venda.

Vereadores da base, como Neri Mazzochin e Eduardo Viríssimo (ambos do PP), alegaram que aprovar o projeto seria vital para que o Executivo utilize os recursos para colocar no Faps Bento e assim liberando recursos livres da municipalidade para outros fins e investimentos.

Chamou ainda a atenção na sessão a não acolhida de um projeto do vereador Anderson Zanella (PSD), que aliás foi alvo de vaias dos professores por seus posicionamentos em defesa dos projetos do Executivo. Ele teve reprovada a proposição de inclusão no calendário oficial do município do Dia Mundial de Liberdade de Impostos, que seria celebrado em 10 de outubro.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Sepultamentos da quinta (24) na Serra Gaúcha

>>Bento Gonçalves Nenhum ato fúnebre no município. >>Carlos Barbosa Nenhum ato fúnebre no município. >>Caxias…

27 minutos ago

Sexta-feira terá sol e temperatura amena no RS

Período da tarde será mais quente em cidades das Metades Oeste e Norte

57 minutos ago

Viva com Saúde – 25/04/2025 – Fertilização in Vitro

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre ferilização in vitro. Estudo inédito realizado…

57 minutos ago

Cozinha Viva: Bolo de chocolate com cobertura de ganache

Bolo de chocolate fofinho com ganache cremosa, perfeito para adoçar o final de semana. Receita…

57 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 25 de abril

Hoje é o Dia Nacional do ContabilistaO santo do dia é São Marcos. A lua…

1 hora ago

Mensagem do dia: Confie em Deus

Só Deus pode restaurar o que se quebrou em sua vida, só o amor de…

1 hora ago

This website uses cookies.