Geral

Vereador Felipe Gremelmaier destaca a lentidão do processo de ocupação da Maesa, em Caxias do Sul

A falta de efetividade da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul no processo de ocupação do Complexo da Maesa foi criticada pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB durante sessão ordinária desta quinta-feira (02/02), na Câmara Municipal. O parlamentar declarou que não há sequência no trabalho e falta vontade política do Poder Executivo, que não apresenta uma sequência lógica do projeto.

“A evolução da Maesa representa geração de emprego e renda, forte atração turística e cultural. Gerará um envolvimento da comunidade caxiense e atrairá visitantes de outras cidades. Mas precisamos ter efetividade na captação de pessoas e recursos para ocupar a Maesa”, comentou Felipe.

O vereador citou uma série de exemplos de mercados públicos em cidades brasileiras e de outros países, tanto latinos quanto europeus, que podem servir de modelo para a ocupação do complexo histórico caxiense. O integrante da “Frente Parlamentar A Maesa é Nossa”  lembrou que o grupo tem trabalhado pela preservação e uso do prédio.

Disse ainda que, no entorno do imóvel, a comunidade está fazendo a parte dela, promovendo feiras de artesanato e culturais, além de oferecer opções de lazer como cervejarias e outros serviços. Mas ressaltou que falta atuação efetiva do Executivo, que ao menos deveria definir etapas e ações claras de uso do imóvel, o que não ocorre.

No discurso desta quinta, Felipe Gremelmaier também disse que espera mais agilidade da Prefeitura na análise e execução de projetos voltados ao turismo, como o Cidade Jardim, de Ana Rech.

Atualmente principal ocupação é com a Feira Maesa Cultural

A Associação dos Amigos da Maesa e a União das Associações de Bairros (UAB) com apoio da “Frente Parlamentar A Maesa é Nossa” criaram o projeto da feira, que realizada no terceiro domingo de cada mês, junto ao complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). A área possui mais de cinco hectares (52.951,57 metros quadrados), no quarteirão das ruas Plácido de Castro, Dom José Barea, Treze de Maio e Pedro Tomasi, na região central.

O prédio da antiga Maesa/Fábrica 2 data de 1948. Com estilo manchesteriano, abrigou a indústria de fundição da família Eberle, que produzia, entre outros itens, facas, espadas, esculturas, artigos de montaria e de ourivesaria. O projeto de construção coube a Sílvio Toigo e o de concreto, a Gabriel Pedro Moacir.

Em dezembro de 2014, o governo do Estado transferiu a área para Caxias. Em março de 2016, a Administração Estadual oficializou o uso público e cultural, quando começou a discussão sobre a ocupação, que ainda não foi concluído.

Localização do Prédio da Maesa

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Conselho rebate manifesto de artistas sobre a Lei Aldir Blanc em Bento Gonçalves

Entidade nega irregularidades e afirma que processo seguiu critérios legais, após críticas de coletivo de…

25 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta quarta-feira (30)

A Quina, a Lotomania, a Super Sete, a Lotofácil, Dupla Sena e a +Milionária foram…

33 minutos ago

Prazo para pagamento do IPTU 2025 com desconto é prorrogado em Bento Gonçalves

Contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com 10% de desconto ou optar pelo…

1 hora ago

Aos 116 anos, morre a gaúcha Irmã Inah, a pessoa mais velha do mundo

Nascida em 8 de junho de 1908, Inah era considerada a pessoa mais velha do…

2 horas ago

Sindicato propõe modernização da Codeca com foco em sustentabilidade e valorização dos trabalhadores em Caxias do Sul

Representantes do SINDILIMP destacam necessidade de investimentos, nova estrutura organizacional e parque de máquinas menos…

2 horas ago

Leite afirma que prioridade é a reconstrução do RS, mas sem abrir mão de candidatura à presidência

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…

2 horas ago

This website uses cookies.