Geral

Vereador fala sobre o projeto que incentiva o descarte correto de resíduos em Farroupilha

No último sábado (25), o Vila Romana Residencial, que fica no bairro Volta Grande em Farroupilha, começou o projeto de reciclagem de resíduos em condomínios. Esta ação consiste no descarte correto do plástico, papelão, alumínio e óleo.

Os materiais recolhidos serão depositados em coletores específicos, estes que serão negociados juntamente com empresas parceiras. O valor obtido na venda será abatido na mensalidade do condomínio.

A iniciativa deste projeto partiu de um grupo de voluntários moradores, do vereador Felipe Maioli (MDB) e do IFRS Campus Farroupilha. Sobre o projeto, o vereador conversou com a reportagem do Grupo RSCOM:

““Este projeto surgiu ainda durante a campanha eleitoral, onde um grupo de pessoas se reunia para tratar de assuntos relacionados a minha campanha eleitoral para vereador e nós debatemos muito assuntos relacionados a evolução da própria cidade de Farroupilha. Um dos temas , dos vários que nós temos a intenção de fazer ainda até o final do meu mandato era esse projeto para ser implantado em condomínios.”

Para este projeto funcionar, é fundamental que as pessoas colaborem também, caso contrário ele não conseguirá prosseguir:

“O objetivo é que todo esse lixo, que na verdade se nós falarmos a palavra lixo soa até que não tem valor nenhum, então todos esses objetos recicláveis, começa a ter uma conotação de valor maior”, reforça ele.

No entanto, Maioli reforça que para este sistema chegar até as casa, podem ser necessárias políticas públicas para a aplicação:

“Quando se for falar em casas dentro da cidade, acho que envolveria mais políticas públicas de conscientização ou de coleta, ai tem que fazer algo na Ecofar, voltar a um sistema antigo de triagem de reciclagem, depois vender e o dinheiro volta para o município também. A longo prazo isso seria o ideal, transformar o resíduo municipal em recursos para o próprio município. Quem sabe um dia a gente chega lá”, explicou ele.

A ideia é de este projeto seja utilizado em outros condomínios. Assim engajando outras pessoas a participarem desta iniciativa, assim quanto mais gente se envolver com a iniciativa, menos lixo vai para as ruas e para o aterro sanitário.

Eduardo Garcia

Recent Posts

Por que alguns gatos gostam de acordar os donos de madrugada

Descubra por que gatos acordam os donos de madrugada e veja dicas práticas para evitar…

12 minutos ago

Por que seu cachorro mastiga grama e quando isso deve preocupar

Entenda por que seu cachorro mastiga grama e saiba quando esse comportamento pode indicar problemas…

13 minutos ago

RS é o 3º estado que mais gerou empregos no país em 2025

Estado abriu 66,4 mil vagas com carteira assinada no 1º trimestre, mesmo após impactos das…

15 minutos ago

Sexta edição do Forqueta Cultural começa neste domingo (4) na Capela São Vigílio

A proposta é contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de…

1 hora ago

Forte terremoto é registrado no sul da Argentina e provoca alerta de tsunami

Terremoto de magnitude 7,4 é registrado em Ushuaia, no extremo sul da América do Sul

2 horas ago

Após cheias, Roca Sales enfrenta incertezas financeiras e desafios para atrair novos negócios

Prefeitura prevê redução no repasse de ICMS em R$ 2 milhões para 2026 e R$…

2 horas ago

This website uses cookies.