Geral

Vereador de Bento cria projeto para “comemorar Dia da Inflamação Intestinal”

O vereador de Bento Gonçalves, Edson Biasi (Progressistas), protocolou nesta semana um projeto que visa criar a “comemoração” do Dia Municipal da Doença Inflamatória Intestinal. A proposição, protocolada em 11 de março na Câmara de Vereadores, ainda indica a data: 19 de maio.

A justificativa do vereador é que “a Doença Inflamatória Intestinal (DII) não tem cura e seu tratamento visa a melhorar os sintomas como, dor, prisão de ventre e diarreia. Normalmente, os pacientes precisam fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer uso de medicamentos em fases mais intensas, que provoquem muito desconforto. O paciente pode passar longos períodos sem manifestações clínicas, mas o problema sempre pode retornar, tanto por distúrbios intestinais quanto por fatores emocionais. Deste modo, tendo em vista a pertinência do assunto, é que contamos com o acatamento desta indicação de Projeto de Lei”.

Por estarmos em meio a uma pandemia, a circulação de prints do projeto nas redes sociais causou uma série de reclamações da comunidade bento-gonçalvense.

Leia a justifica completa elencada pelo vereador para propor a data:

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são patologias que afetam alguma parte do sistema digestório causando feridas internas nos tecidos e órgãos, entre eles intestino delgado, intestino grosso e reto. Cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com Doença Inflamatória Intestinal (DII). A doença está em ascensão e afetando, principalmente, jovens em idade ativa, (entre 15 e 40 anos) são os mais afetados, mas todas as faixas etárias, especialmente os idosos (com mais de 60 anos) também devem ficar alertas aos sintomas.

Os principais sintomas são:
– Desconforto abdominal;
– Sensação de barriga cheia;
– Dor;
– Cólicas;
– Alternância entre períodos de diarreia e de prisão de ventre;
– Flatulência (gases) exagerada;
– Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.

Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool e comidas gordurosas. No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 13 tem alguma Doença Inflamatória Intestinal (DII), que são formadas pela Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. A Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do sistema digestório (desde a boca até o ânus). Os principais sintomas são dores na região do abdômen, febre, perda de peso, redução do apetite e necessidades urgentes de evacuar, com fezes que podem ser acompanhadas de pus ou sangue. A enfermidade pode ser amenizada com uso de imunossupressores e/ou terapia biológica e alimentação leve para não irritar o intestino.

Essa patologia é dividida em 2 fases:
• Aguda (ativa), quando a doença causa inflamações caracterizadas
principalmente por dores,
• Remissão, quando não há sintomas nem inflamação ativa.

A doença de Crohn não tem uma única causa. Acredita-se que alguns fatores como genética, tabagismo e fatores ambientais podem contribuir para o aparecimento dela. A colite ulcerativa é uma doença inflamatória com cerca de 30 mil novos casos diagnosticados anualmente. Os sintomas envolvem diarreia, fezes acompanhada de sangue, dor abdominal, redução do apetite e feridas no intestino grosso. O diagnóstico é feito por colonoscopia analisando a mucosa do intestino grosso e o tratamento é feito por meio dos mesmos medicamentos da Doença de Crohn caso não respondam aos salicilatos e cuidados alimentares. Fatores ambientais, genéticos e condições do sistema imunológico podem estar envolvidos na causa da colite.

Mesmo sendo crônicas, as Doença Inflamatória Intestinal (DII) não são fatais, mas precisam de tratamento e acompanhamento. A Doença Inflamatória Intestinal (DII) não tem cura e seu tratamento visa a melhorar os sintomas como, dor, prisão de ventre e diarreia. Normalmente, os pacientes precisam fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer uso de medicamentos em fases mais intensas, que provoquem muito desconforto. O paciente pode passar longos períodos sem manifestações clínicas, mas o problema sempre pode retornar, tanto por distúrbios intestinais quanto por fatores emocionais. Deste modo, tendo em vista a pertinência do assunto, é que contamos com o acatamento desta indicação de Projeto de Lei.

Confira o projeto AQUI.

Maicon Rech

Recent Posts

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

37 minutos ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

1 hora ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

1 hora ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

2 horas ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

3 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

3 horas ago

This website uses cookies.