Geral

Vendas no varejo caem pelo segundo mês consecutivo, diz IBGE

O volume de vendas no varejo teve queda de 1,4% em junho, perante o mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10). Essa é a segunda queda consecutiva do setor, que acumula retração de 0,8% em dois meses. Além disso, o resultado de junho é o pior desde dezembro do ano passado, quando o indicador caiu 2,9%.

O acumulado no ano acumula alta de 1,4%. Já nos nos últimos 12 meses, o resultado é de queda de 0,9%. A receita nominal do varejo restrito subiu 0,2% em junho, perante o mês anterior, e aumentou 17,1% no confronto com um ano antes.

No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas caiu 2,3% na passagem entre maio e junho, já descontados os efeitos sazonais. Ante junho de 2021, o volume de vendas do varejo ampliado caiu 3,1%.

Leia mais: Focus projeta crescimento de 1,98% para a economia brasileira em 2022
Economia de Caxias do Sul acumula crescimento de 5,2% no primeiro semestre

Já a receita nominal do varejo ampliado registrou queda de 0,9% no mês de junho, na série com ajuste sazonal, e de alta de 13,6% ante um ano antes. As vendas do comércio recuaram em sete das oito atividades pesquisadas no varejo restrito, que não inclui automóveis e material de construção.

Destaques

O único destaque positivo foi o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que mostrou crescimento de 1,3%. Entre as quedas estão tecidos, vestuário e calçados (-5,4%); livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%); equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-1,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,3%); combustíveis e lubrificantes (-1,1%); móveis e eletrodomésticos (-0,7%); e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%).

No varejo ampliado, que inclui automóveis e peças e material de construção, houve queda de 4,1% em veículos, motos, partes e peças e de 1% no material de construção, na série com ajuste sazonal.

Das 27 unidades da federação, 23 apresentaram redução no volume de vendas em junho, ante maio, com destaque para Minas Gerais (-7,7%), São Paulo (-2,5%) e Espírito Santo (-2,5%).

Maicon Rech

Recent Posts

Ferrugem comemora 10 anos de carreira com show especial em Caxias do Sul

No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…

59 minutos ago

Com estoques críticos, Hemocentro de Caxias do Sul mantém atendimento sexta (2) e sábado (3)

Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue

1 hora ago

Da Tempestade à Ação: Construindo Futuros Possíveis

Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…

2 horas ago

EGR prevê 120% de aumento no trânsito da Serra Gaúcha no Dia do Trabalhador

A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…

2 horas ago

PM de Caxias do Sul segue hospitalizado após explosão em Porto Alegre e precisa de doação de sangue

Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…

2 horas ago

Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal é criada em Bento Gonçalves

Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…

2 horas ago

This website uses cookies.