Geral

Vandalismo e abandono em praças públicas são denunciados por vereador caxiense

Nas últimas semanas os vereadores de Caxias do Sul usaram a tribuna do legislativo para denunciar atos de vandalismo e abandono de diversas áreas de lazer, principalmente nos bairros . O vereador Juliano Valim/PSD mostrou-se indignado, durante a plenária da última quarta-feira (30/11), com a ação de vândalos que depredaram e picharam recentemente uma área de lazer no bairro Serrano.

Falta de ação do poder público

O parlamentar apresentou diversas fotos com bancos incendiados, telas destruídas, campo e churrasqueira danificados, pichações, entre outras avarias provocadas por quem não sabe cuidar do patrimônio público. O espaço, de acordo com Valim, foi inaugurado em 2014, sendo entregue devidamente pintado e organizado.

“É preciso repensar o conceito de sociedade diante desse descaso com o Serrano, segundo maior bairro de Caxias do Sul, com mais de 25 mil moradores. Que estilo de cidadão reside em nosso bairro e faz isso?”, questiona o parlamentar.

Valim informou que encaminhou três documentos pedindo providências e apoio do poder público sobre os atos de vandalismo. Entre os quais, um solicita investigação para apurar e localizar quem atuou com vandalismo na área e outro que pede ao poder público para que intensifique a segurança, reivindicando presença da Brigada Militar e da Guarda Municipal na região. O vereador também reforçou seu empenho em luta por melhorias para o bairro e explicou que as demandas que protocola são acompanhadas por seu gabinete do início ao fim.

O vereador Clóvis de Oliveira/PTB (Xuxa) disse que já reuniu autoridades e solicitou reforço principalmente na questão da segurança do local. A vereadora Estela Balardin/PT também colocou seu gabinete à disposição para trabalhar pelo bairro.

Atos de vandalismo no bairro Desvio Rizzo

A vereadora Gladis Frizzo/MDB disse que, no bairro Desvio Rizzo, existe uma situação semelhante em um campo de futebol. Teria havido o cercamento, mas a providência, por completo, demorou muito e o que tinham executado inicialmente acabou ficando comprometido. Na opinião de Mauricio Scalco/NOVO, a parceria público-privada da iluminação pública tende a reforçar a segurança nos espaços de lazer. Além disso, sugere que o povo denuncie quando flagra depredação de patrimônio público.

Projeto para concessão pública

Sandro Fantinel/PATRIOTA lembrou de um projeto de sua autoria que propõe a concessão de praças e parques à exploração da iniciativa privada. O pedetista Rafael Bueno disse que é favorável à discussão da proposta de Fantinel, porém, na sua análise, há um mal-estar social em vigor atualmente. De Camillis cumprimentou Valim pela abordagem. Líder do governo na Casa, o petebista Velocino Uez disse que várias ações fazem a diferença e que o poder público sozinho não consegue dar conta de todas as demandas.

 

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Com nova queda de R$ 0,16, Petrobras reduz preço do diesel para distribuidoras

Com a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel, o preço…

1 hora ago

Mais da metade dos pequenos negócios ainda não se reergueu totalmente após enchentes no RS

É o que mostra a Pesquisa de Impacto 2025 – Eventos Climáticos, conduzida pelo Sebrae…

2 horas ago

Lançamento exclusivo marca a presença da Cooperativa Vinícola Aurora na da Wine South America

O espumante Gioia Sur Lie Rosé D.O. Altos de Pinto Bandeira será atração numa feira…

2 horas ago

Juventude luta até o final, mas perde em casa para o Atlético-MG

Time alviverde conheceu a primeira derrota dentro de casa no Brasileirão

2 horas ago

Caxias vence o Figueirense e se aproxima da liderança da Série C

Equipe grená marcou com Welder, duas vezes, e Tomas Bastos

3 horas ago

Ação de prevenção ao câncer de boca ocorre no Centro de Caxias do Sul nesta terça (6)

Das 13h30 às 16h30, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma ação gratuita voltada…

3 horas ago

This website uses cookies.