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Valor da tarifa do pedágio pode passar de R$ 8,20 com nova concessionária, em Flores da Cunha

Ocorre nesta terça-feira (24) a reunião do Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para analisar o pedido de revisão da tarifa das praças de pedágio da ERS-122, em Flores da Cunha, e na ERS-240, na cidade de Portão, que passam a ser administrados pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), a partir do dia 31 de janeiro. A reunião do conselho para avaliar a nova tarifa está marcada para começar a partir das 14 horas e será realizada de forma virtual. O relator do pedido no conselho da Agergs é Paulo Roberto Petersen.

Novos valores

O pedido dos novos gestores das rodovias é que a tarifa na Praça de Portão passe dos atuais R$ 6,50 para R$ 11,80. Já na praça de Flores da Cunha, na 122, a previsão é que o valor passe dos atuais R$ 6,30 para R$ 8,19. Os valores podem ser arredondados para facilitar o troco. Caso aprovados pelo conselho, os novos valores começam a valer a partir do dia 1º de fevereiro.

O contrato entre a CSG e o governo do Estado foi assinado no dia 22 de dezembro, e na época já se falava nos novos valores nas praças de pedágio. Os trechos integram o bloco 3 de concessões de rodovias estaduais, que incluem também as rodovias RSC-287, RSC-453 e BR-470. No pedido de revisão tarifária foi levado em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, que fechou em 21,68%.

Previsão de investimentos

O contrato firmado entre governo do Estado e CSG determina o prazo de um ano para que comecem os deslocamentos das praças de pedágio. No caso da ERS240, a mudança será de cidade de Portão para São Sebastião do Caí, já na ERS-122 a praça seguirá em Flores da Cunha, porém terá mudanças no trecho, sendo construída quase na cabeceira da ponte do Rio das Antas. O cronograma de obras é gradativo, sendo que no primeiro ano estão previstos pequenos reparos nas rodovias.

Em 2024 inicia, de acordo com o cronograma, as obras de recuperação das pistas e em 2025 serão iniciadas as duplicações e construção de pontes e viadutos. A expectativa é que em menos 10 anos todas as obras de duplicação e construção previstas nos editais estejam prontas.

No bloco 3 são estimados 271,5 quilômetros de extensão com investimentos de R$ 3,4 bilhões. Os recursos serão destinados para obras de duplicação em 67% dos trechos, implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações. A modelagem dos contratos foi feita em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em conjunto com outras parcerias público-privadas (PPP) do Estado.

 

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

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