(Foto: Reprodução)
Nos últimos dias a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Caxias do Sul têm sido de muitas filas e local bastante cheio. Nesta segunda-feira (24), por exemplo, os vídeos mostram como estava durante a tarde. Relatos dão conta de que houve muitos idosos e crianças pelo local, com sintomas gripais e sem previsão para serem atendidos. Inclusive, imagens do local dão conta de que algumas pessoas aguardavam atendimento médico deitados no chão sujo de sangue, relatando dores.
A reportagem do Portal Leouve entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, através da assessoria de imprensa, que informou por meio de nota que a demanda alta nesta segunda se dá principalmente de pacientes com quixas de sintomas gripais. Ainda, O tempo de espera para consultas nas UPAs segue o Protocolo de Manchester, amplamente adotado pelo SUS no Brasil e serve para determinar quais são os atendimentos prioritários.
Conforme a nota, “Esse sistema é necessário para que sejam identificados e triados os casos conforme o grau de gravidade, o que também ocorre em emergências particulares/ de planos de saúde. Cada paciente é acolhido e, durante a triagem, recebe uma classificação de risco. Por isso, aqueles casos avaliados como de menor gravidade podem ter maior tempo de espera. Pacientes com quadros urgentes ou que envolvem risco de morte são atendidos imediatamente.
As escalas médicas são geridas pelo InSaúde, responsável pela gestão da UPA Central, e acompanhadas pela SMS sete dias por semana. Quando há alta demanda, como nesta segunda-feira, são buscados reforços médicos. A escala médica nesta segunda-feira está completa e com reforços”.
Imagens desta segunda-feira (24)
As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…
Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)
Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional
João Pedro deve retomar espaço no time titular de Mano Menezes
Início da manhã pode ter nevoeiro e chance de geada em algumas regiões
This website uses cookies.