Geral

Unidos do É O Tchan fará tributo aos 150 anos do município de Quaraí no carnaval de rua de Caxias do Sul

Trazendo o ritmo contagiante do samba e a força da tradição, a Escola de Samba Unidos do É O Tchan se prepara para um grande retorno à avenida no próximo sábado (08), na rua Plácido de Castro, em Caxias do Sul. Em atividade desde 1998, a agremiação do bairro Bom Pastor, na zona sul, construiu uma trajetória marcada por dedicação, títulos conquistados e um profundo laço com a comunidade. Neste ano, a escola promete um desfile vibrante, celebrando a cidade de Quaraí, na fronteira gaúcha com o Uruguai.

Histórico

A escola iniciou suas atividades a partir de um time de futebol de salão chamado Amarelense. Foi a partir dos encontros da comunidade durante as partidas que surgiu a ideia de formar um bloco de carnaval. O nome foi uma homenagem ao grupo É O Tchan, famoso a partir da onda das músicas de axé da época. Ainda como bloco, o grupo se apresentou com uma homenagem aos Mamonas Assassinas, menos de um ano após o acidente aéreo que vitimou os membros da banda. A apresentação, que contou com mais de 300 pessoas e teve direito a uma Brasília amarela no desfile, rendeu o primeiro prêmio da agremiação.

Em seguida, a partir de um convite da secretaria de Turismo, à época responsável pela cultura em Caxias do Sul, a Unidos do É O Tchan passou a ser uma escola de samba. No primeiro desfile na nova categoria, o tema escolhido foi “Os Mascarados da Noite”, enredo que falou sobre o carnaval de máscaras e consagrou o título de vice-campeã ao grupo.

Foto: Marina Tusset / Grupo RSCOM

Os desfiles continuaram nos anos seguintes, passando por temas como 500 anos de Brasil, em 2000, imigração italiana, em 2002, e “A nossa escola ainda é criança”, alusivo aos sete anos da agremiação, em 2004. Tais apresentações renderam o tricampeonato da escola, ilustrado através das três estrelas presentes na bandeira da Unidos do É O Tchan. Os sambas-enredo da escola também são destaque, tendo sido vencedores da categoria nos anos de 2001, 2003 e 2006. O presidente da agremiação, Cassiano Fontana, relembra o desfile de 2002 como um dos mais marcantes para a Unidos do É O Tchan.

“Foi a primeira vez que uma mulher foi a mestre de bateria da escola”, relembra.

A partir das conquistas que a Unidos do É O Tchan acumulou, a comunidade da zona sul passou a se interessar e querer fazer parte da escola, o que contribuiu para o aumento no número de membros envolvidos. Para o desfile deste ano, Cassiano projeta cerca de 250 componentes na avenida.

Enredo

Para o retorno do desfile, a Unidos do É O Tchan escolheu homenagear a cidade de Quaraí em comemoração aos seus 150 anos de história. O enredo destaca a riqueza cultural e histórica do município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, desde as tradições indígenas até a influência da imigração e o desenvolvimento da cidade. Com um samba-enredo que exalta as raízes do povo quaraiense, a escola busca não apenas emocionar, mas também reforçar o elo entre as culturas locais dentro do carnaval.

“Por que homenagear uma cidade da fronteira? Porque muitas pessoas da fronteira moram em Caxias. E por que Quaraí? Porque não podia ser outra cidade. Quaraí completa 150 anos, e não é sempre que a gente completa 150 anos”, destaca Cassiano.

O samba-enredo foi composto e será interpretado por Luis Fernando Ramirez Machado, o Índio do Umbu.

Para dar vida ao enredo, a Unidos do É O Tchan organizou um desfile estruturado em sete alas temáticas, cada uma representando elementos da cidade homenageada. Entre os destaques, a comissão de frente simbolizará São João Batista, padroeiro de Quaraí, enquanto a ala Terra de Tupã fará referências aos índios charruas e guaicurus, que habitavam a região. Cassiano também promete que a ala das baianas será uma grande surpresa para os foliões que forem prestigiar o desfile.

Foto: Divulgação / Unidos do É O Tchan

Parcerias

Uma das novidades deste ano são os ensaios dos ritmistas da Unidos do É O Tchan em Pelotas, a partir de uma parceria com músicos experientes em samba da cidade. Como a escola ainda está em fase de reestruturação, a colaboração tem sido fundamental para fortalecer a performance da bateria, com o empréstimo dos instrumentos. Além disso, os parceiros de Pelotas irão participar do desfile de Caxias do Sul, compondo duas das sete alas que a escola planeja colocar na avenida.

Segundo Cassiano, o objetivo maior da Unidos do É O Tchan com o samba-enredo deste ano é emocionar e engajar a comunidade, especialmente para trazer de volta antigos membros e incentivar novas gerações a participarem das atividades da escola.

Foto: Divulgação / Unidos do É O Tchan

Desafios

Após 15 anos afastada dos desfiles oficiais, a Unidos do É O Tchan retorna à avenida com o desafio de reconstruir sua estrutura e fortalecer sua identidade no carnaval de Caxias do Sul. Outro obstáculo importante é a questão financeira, já que a escola depende de arrecadações próprias, apoio de parceiros e incentivos culturais para viabilizar suas apresentações. Embora tenha recebido contribuições da prefeitura e de emendas parlamentares para cobrir parte dos custos, grande parte das fantasias e adereços é feita com materiais reaproveitados e confeccionados de forma colaborativa. Outro desafio passa pela estrutura física da escola:

“Eu tenho um grande desejo de a gente alugar um lugar, conseguir algum ginásio para nós podermos ter a nossa copa, a nossa cozinha, ter o vestiário, para nós podermos fazer mais ações, podermos nos reunir semanalmente”, comenta Cassiano.

Foto: Marina Tusset / Grupo RSCOM

Por fim, o presidente também aponta o preconceito com o carnaval como um obstáculo para a valorização da cultura carnavalesca em Caxias do Sul:

“As pessoas precisam entender que não se tira dinheiro da saúde para colocar no carnaval. Que não se tira dinheiro da educação para colocar no carnaval. E que o carnaval é um segmento cultural importante para o desenvolvimento humano, de consciência daquilo que é bom”, completa.

Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos anos, a Unidos do É O Tchan olha para o futuro com otimismo e já planeja uma presença ainda mais forte nas próximas edições do carnaval. Com a retomada das competições prevista para o próximo ano, a escola pretende conquistar novos títulos e reafirmar seu protagonismo no cenário carnavalesco de Caxias do Sul.

Serviço

O quê: Desfile da Escola de Samba Unidos do É O Tchan
Tema: “Na fronteira oeste sou Quaraí de corpo alma e coração, 150 anos de fé, trabalho e uniãol”
Quando: Sábado, 08 de fevereiro de 2025, às 20h
Onde: Rua Plácido de Castro, Caxias do Sul
Entrada: Gratuita

Marina Tusset

Recent Posts

Após caso confirmado de dengue, fumacê será realizado em Farroupilha

Ação, que ocorre nesta quarta (23) no bairro Monte Verde, visa eliminar os possíveis mosquitos…

37 minutos ago

Inscrições para curso gratuito de robótica encerram na quinta-feira (22) em Caxias do Sul

O curso oferecido pela Escola do Amanhã é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração…

1 hora ago

Câmara aprova aumento para médicos e novos cargos na administração de Bento Gonçalves

Reajuste eleva salário de clínicos gerais; revisão geral dos servidores está em pauta. Foi aprovada…

2 horas ago

Vídeo: incêndio destrói pavilhão de empresa no bairro São José, em Caxias do Sul

Não houve feridos. Incêndio teria iniciado por conta de um curto-circuito em uma cabine de…

2 horas ago

Eduardo Leite afirma estar preparado para disputar a presidência do Brasil em 2026

Governador gaúcho também se diz "inconformado com a atual polarização política no país"

3 horas ago

Com ação em Caxias do Sul, Dia Mundial do Livro é celebrado nesta quarta-feira (23)

Em Caxias do Sul, inicia a Campanha Troca-Troca de Livros do Sesc/RS e a segunda edição…

3 horas ago

This website uses cookies.